Entrevistas
04/09/2009
Alessandro Schoenmaker, preparador físico do vice-campeão holandês FC Twente (Parte 2)
Na segunda parte, o preparador físico do FC Twente fala sobre a metodologia do futebol holandês
Equipe Universidade do Futebol,Rodrigo Azevedo Leitão

Na primeira parte desta entrevista apresentamos um pouco da história do preparador físico Alessandro Schoenmaker, que possui uma carreira bem sucedida na Holanda. Contamos como ele conseguiu entrar naquele mercado, como fez sua adaptação e propôs mudanças na periodização do treinamento dos clubes pelos quais passou, como lida com grupos de atletas vindos de diferentes países, qual a visão dos holandeses sobre os jogadores e profissionais brasileiros, entre outros interessantes aspectos sobre o futebol holandês.

Graduado na Faculdade de Educação Física da Unicamp, Alessandro Schoenmaker é um dos mais respeitados preparadores físicos do futebol holandês. Ele trabalha na equipe do FC Twente, vice-campeã do último campeonato do país europeu.

"Em quase todos os momentos dos treinamentos, eles estão focados para a cultura holandesa, que dá bastante importância para o trabalho de posicionamento, passe, controle de bola, além do ritmo alto de execução e de concentração", salientou Schoenmaker, na segunda parte da entrevista exclusiva à Universidade do Futebol, durante a visita a sua família, na cidade de Holambra (interior do Estado de São Paulo).



Publicidade
Vídeos

 
Publicidade
Publicidade
Parceiros