Editorial: 12 anos da Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol completa neste sábado, dia 25 de julho de 2015, seu 12º ano de existência. Tem consciência de que é ainda uma criança, mas já sonha com as possibilidades de uma vida plena, com muitas realizações.

Desde o seu lançamento, em 2003, este projeto tem procurado integrar toda a comunidade do futebol, oferecendo conhecimentos, atrações e oportunidades aos apreciadores e estudiosos desta modalidade esportiva. E sempre com o objetivo de promover e fazer parte do maior processo de democratização do conhecimento no futebol.

Durante todo este período, a Universidade do Futebol passou por algumas importantes fases de crescimento. Engatinhou, aprendeu a andar, alfabetizou-se e agora, próximo da adolescência, começa a aprender a jogar o jogo da vida. Mas já sabe que a caminhada em busca de seus sonhos é longa, cheia de desafios e sempre exigindo superação.

Apesar da juventude, consegue perceber a complexidade do mundo em que vive e, prematuramente, adquiriu a noção das incertezas de um mundo cada vez mais veloz em seus processos de transformação. Porém, não se amedronta com isso. Pelo contrário, a cada novo desafio parece que se fortalece ainda mais.

Procura entender a diversidade humana, suas idiossincrasias, tentando a todo o momento superar os conflitos e as contradições presentes em nossa sociedade, ao mesmo tempo em que busca nela se impor, marcando de forma indelével a sua presença.

Tem orgulho dos amigos e admiradores que fez ao longo desses anos. E procura valorizá-los, sempre. Apesar da tenra idade aprendeu desde cedo que é preciso primeiro plantar, regar, para depois colher.

E é assim que segue o seu caminho. Com a humildade de quem conhece suas limitações, mas ao mesmo tempo com a enorme convicção de que tem potencial para conquistar o respeito do mundo.

*João Paulo S. Medina é diretor-executivo da Universidade do Futebol

Sobre a Universidade do Futebol

Universidade do Futebol é uma instituição brasileira de ensino e disseminação do conhecimento do futebol. Foi fundada em 2003 e hoje conta com o reconhecimento da comunidade que estuda esse esporte.

Nos últimos anos, a Universidade do Futebol assumiu no Brasil um papel importante no processo de incentivo à pesquisa do futebol em todas as suas dimensões, contribuindo para o seu desenvolvimento.