entrar  Esqueceu a senha?   ou 
Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo
 
Administração
27/08/2009 16:18:07
Marketing esportivo: conceitos e definição
Ferramenta se fortaleceu a partir do século XX nos Estados Unidos e está vinculada diretamente à indústria dessa área
Equipe Universidade do Futebol

Adicionar aos favoritos
Adicionar aos favoritos
Apesar de ter sua gênese ligada ao século XIX, o marketing esportivo só começou a tomar corpo a partir de 1921, quando a empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H & B) lançou um plano de marketing e assumiu a liderança na produção de tacos de beisebol. Desde então, o esporte ganhou um tratamento cada vez mais próximo de um negócio, e a ação do marketing esportivo é uma das principais explicações para isso.
 
Mas o que é, afinal, o marketing esportivo? O marketing é um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o número de clientes fiéis de uma empresa ou produto. O marketing esportivo é a aplicação de estratégias do marketing tradicional na indústria do esporte.
 
Os precursores da classificação do esporte como um negócio - e um negócio extremamente lucrativo - foram os norte-americanos, que durante o século XX apresentaram diferentes saídas para angariar fundos e transformar a atividade esportiva em uma forma de ganhar cifras cada vez mais voluptuosas.
Leia mais
O conteúdo pode ser visualizado apenas por usuários cadastrados.
Já sou cadastrado! Quero me cadastrar!

Tags: marketing , história , estados unidos , negócios
1 Comentário
Comentar
Anderson Silveira Santos
Estou no 7° e estudo Administração Geral, estou focado em realizar meu TCC nesse exato ponto, Marketing Esportivo e esse foi meu primeiro artigo, muito obrigado pela visão...

UNIVERSIDADE NO FACEBOOK

©2013 Universidade do Futebol