Intervenções e suas perigosas armadilhas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A resistência sobre a criação de modelos de negócios voltados para a construção e o desenvolvimento do futebol brasileiro não aparecem somente nos sistemas políticos de clubes e de entidades de administração do esporte, tal e qual costumamos abordar ou debater em ambientes qualificados.

É cada vez mais preocupante a forma como os diferentes meios tratam qualquer tentativa de se trabalhar a indústria do futebol dentro de uma plataforma de negócios. No episódio mais recente, a intervenção do Estado do Ceará sobre a operação da Arena Castelão é um flagrante desvirtuamento sobre os ciclos de aprendizagem que um equipamento esportivo novo e moderno precisa passar – estamos falando de pouco menos de 1 ano de operação, com rupturas evidentes (Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014). Ou seja, o primeiro ano efetivo de operação ainda não existiu.

Não são raros os casos de entes públicos tentando assumir um papel que não deveria ser dele. Desvirtuou-se completamente a relação de investimentos e regulação do mercado, que seria o ambiente mais adequado para os organismos públicos atuarem.

A angústia por resultados rápidos ou a tentativa de dar respostas políticas a demandas que deveriam ser de competência esportiva ou de mercado é o que mais assusta. O impacto negativo sobre o desenvolvimento de projetos sustentáveis no ambiente do futebol brasileiro é enorme. Coloca em dúvida a livre iniciativa e a expectativa por melhores investimentos privados no presente e no futuro.

O que o mundo do esporte precisa aprender é que é preciso desenvolver novas e diferentes especialidades para atuar efetivamente sobre atividades complexas que se desenham nesta indústria. Fazendo uma analogia, é mais ou menos o que a ótima (e recente) propaganda do HSBC quis dizer neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=k0zFJUpHO8s&list=UU6Nq_TluKxyQemTmYXFIW9Q

“Tudo mundo acha que tem uma solução para tudo mas, na verdade, só quem conhece da realidade do mercado são os especialistas em (…)” 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso