Ainda há tempo para mudar e melhorar

Mesmo chegando ao final de uma temporada, vários times ainda buscam suas metas para fecharem bem o ano de 2016. Mas será que podemos considerar as poucas rodadas restantes, como oportunidades para atingir objetivos e melhorar ainda mais o que já está se fazendo atualmente?

Na minha opinião a resposta para a pergunta acima é SIM! Ainda há tempo para evolução e em alguns casos ela é quase uma necessidade básica, para que se conquiste alguns resultados. Mas, talvez você se questione, como assim ainda há espaço para mudanças e estas são importantes, mesmo nessa reta final do ano?

Essa questão torna-se mais clara quando nos colocamos na direção da melhoria contínua e consideramos a premissa que tudo está em mudança permanentemente. Isso é uma verdade tão presente, que se observarmos os clubes que estão no topo da tabela, provavelmente iremos perceber que estes estão constantemente buscando formas de surpreender os adversários através de novas situações de jogo e inovações em pequenos detalhes que possam gerar resultados positivos.

Nessa proposta de reflexão, cabe comentar sobre dois conceitos importantes que nos facilitará na compreensão do fato de que as mudanças acontecem, desejemos elas ou não. Um desses conceitos é o da lei do obsoleto e o outro conceito é o de que as mudanças que não transformam a mente humana, não são mudanças verdadeiras. Ambos conceitos foram descritos por Bernardo Stamateas, em seu livro Resultados Extraordinários.

A lei do obsoleto, traz o conceito de que aquilo que já foi criado já passa a estar obsoleto, justamente porque tudo está em constante mudança. Nós precisamos ter uma mentalidade dinâmica para que possamos ter consciência de que a cada nova jogada ou tática criada, esta já passa ao estado inicial de obsolescência após ser colocada em prática. Os outros times passam a conhecer cada vez mais as últimas variações táticas e jogadas ensaiadas, até o ponto em que elas passam a não ter mais efeito. Assim, todos devem se empenhar ao máximo, para que novas variações sejam treinadas constantemente, visando trazer mais inovações que possam permitir atuações de elevado desempenho.

Quanto às mudanças efetivas, que transformam a mente, estas tratam a necessidade de termos consciência elevada de que o sucesso pode entorpecer e nos colocar em estado de relaxamento que gera baixo desempenho e por este motivo todos necessitam estar alinhados com o conceito do aperfeiçoamento contínuo. Este ponto é uma grande chave para o sucesso no futebol e fora dele. Ter consciência elevada de que cada treino pode ser melhor, cada partida pode ser melhor e cada desempenho pode ser melhorado, faz com que haja um estímulo constante ao aperfeiçoamento do atleta. E, quando isso se reflete em resultados em campo, conseguimos ver um círculo virtuoso entrando em prática no futebol. E cá entre nós, quando isso não é genuíno, não parte internamente do atleta, nada acontece de efetivo.

Para fechar essa reflexão, trago algumas dicas de técnicas simples que podem contribuir para o alcance do aperfeiçoamento contínuo.

1 – Faça as coisas muito bem-feitas desde o começo, cada movimento feito da melhor forma desde a primeira vez o tornará excelente no que faz em campo.

2 – Qualidade deve se tornar um estilo de vida para você, procure fazer suas atividades com extrema qualidade sempre.

3 – Cuide e fique atento aos detalhes, muitas vezes uma partida de futebol pode ser decidida num pequeno detalhe, que por muitas vezes não se dá importância.

4 – Procure melhorar seu desempenho permanentemente, torne isso um hábito. Desta forma, você poderá se tornar um atleta

5 – Esforce-se sempre ao máximo, seu empenho diferenciado pode levá-lo a construção de um hábito positivo de alta performance.

Então amigo leitor, também concorda comigo que mesmo nessa reta final de competição, muito ainda pode ser feito para mudar uma situação desfavorável ou para confirmar uma temporada de elevado desempenho e, em ambos os casos, promover a devida conquista dos resultados esperados?

Até a próxima.