Colunas

08/01/2017

Ano novo, executando o futebol novo

Aplicação da ferramenta 5W2H no futebol

Na coluna passada falamos sobre o 5W2H, uma ferramenta muito valiosa que auxilia a produtividade, inclusive no futebol. Hoje vamos comentar sobre como aplica-la, facilitando assim conseguir materializar um plano consciente das atividades que são necessárias para se obter melhores resultados na gestão esportiva e sermos mais assertivos na execução das estratégias ligadas ao futebol.

Ainda com base no conteúdo sobre 5W2H referenciado no site da Endeavor Brasil, vamos falar sobre a aplicação desta ferramenta.

Dá para aplicar o 5W2H em meu dia a dia no futebol?

Sim, claro. Inicialmente se faz necessário termos a clareza sobre a atividade a qual iremos aplicar a ferramenta. Imagine a contratação de um novo profissional para o futebol. O primeiro passo é responder a todas as perguntas relativas a este processo – aquelas referenciadas na coluna anterior (5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)) – da forma mais clara e objetiva possível. Exemplo: o que? Contratação de um novo profissional para o futebol; por que ou para quê? Gerenciar a área médica; Onde? Na sede do clube e nos Centros de Treinamento…. e por aí se segue.

Slider-Site(1)

Após isso, precisamos elaborar uma tabela contendo cada atividade a ser realizada e com as respostas do 5W2H para cada uma dessas ações. Ah, isso pode ser facilmente providenciado numa planilha eletrônica. Desta forma, teremos um plano de ações, bastante explicativo sobre como materializar o que foi desejado com o objetivo traçado. Se houverem diferentes departamentos ligados ao futebol envolvidos no plano de ação, é preciso distribuir exatamente as tarefas de acordo com as respostas relativas a cada área.

Em resumo, iremos perceber que a aplicação pode não ser tão simples, porém o mais trabalhoso talvez seja, neste caso, formular as soluções exatas para cada uma das situações ou questões. Agora, quanto mais aplicamos a ferramenta, melhor ficamos na prática de uso desta.

Em qual momento posso pensar em aplicar a ferramenta?

Em tudo que necessite um melhor planejamento da execução de ações objetivando algum resultado esperado na gestão do futebol em geral.

Concluindo, esta ferramenta pode ser uma simples contribuição para a melhor execução de seus planos na gestão esportiva, mas não deixe de executá-la, justamente por parecer simples demais em seu conceito! Aplique-a e verá como ela pode te auxiliar na assertividade de suas ações e na materialização de seus objetivos, de forma mais rápida e produtiva.

Abraços e até a próxima.

Comentários

  1. Letícia Prestes Rodrigues disse:

    Participo de uma equipe de futsal feminino em Juiz de Fora-MG.
    Nesse time, temos um setor de qualidade onde eu sou a responsável.
    Usamos ferramentas e métodos da qualidade como a SWOT, 5W2H, 6M, POPs e etc, tudo isso aliado a excelente ferramenta Excel. Pretendo escrever um blog sobre “Qualidade no futsal”, e ler posts como esse me incentivam, pois da para ver que estamos indo pelo caminho certo.

Deixe uma resposta

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.