Colunas

01/01/2017

Ano novo, futebol novo

Falando em termos práticos, como a execução dos planos de ação podem contribuir para levar os negócios do futebol a um patamar melhor

Na última coluna do ano, comentei sobre melhorias na gestão esportiva para que o futebol possa ser cada vez melhor, enquanto negócio. Mas, falando em termos práticos, vamos abrir o ano novo comentando sobre a execução dos planos de ação que podem contribuir para levar os negócios do futebol a um patamar melhor. Percebi que em alguns momentos temos dúvidas na aplicação de algumas ferramentas ou técnicas. Vamos então falar sobre uma delas, que poderá permitir que façamos facilmente bons planos de ação.

Um plano de ação, pode ser compreendido como o planejamento de entregas que irão materializar as entregas que darão vida real ao nosso planejamento estratégico. Mas qual a minha intenção em falar sobre produtividade e plano de ação?

Slider-Site(1)

Existe um simples motivo que me fez abordar esse tema, todo empreendedor ou gestor esportivo geralmente possui ou tem boas ideias, em inúmeras vezes bastante claras de um novo processo de trabalho ou solução para um problema cotidiano. Em algumas situações, já se possui uma equipe envolvida; já existem os recursos e até já se traçou um plano estratégico para o futebol. Mas, onde realmente o seu calo aperta? Na realização! Materializar um planejamento estratégico é uma jornada repleta de desafios, impasses, e sobretudo de dúvidas. Se você, enquanto gestor do futebol, já passou ou está passando por algo deste tipo, sabe do que estou comentando aqui.

Então, como não vivemos só de problemas, certo (rs)? Vou comentar sobre uma ferramenta que, quando bem aplicada, pode auxiliar a eliminar estas dúvidas e impasses, melhorando significativamente a execução de seus projetos. Ela se chama 5W2H e sou particularmente muito fã desta ferramenta.

Vamos lá, conforme conceituado no site da Endeavor Brasil, o 5W2H é, na verdade, um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Esse termo corresponde, na verdade, às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:

5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?)

2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

Ou seja, é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais. Com estas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que vai te ajudar a seguir todos os passos relativos a um projeto, de forma a tornar a execução muito mais clara e efetiva.

Mas é tão útil assim para o futebol?

Sim! O 5W2H ajuda, certamente, na execução e no controle das tarefas que precisam ser executadas para que os planos do futebol possam ser materializados. O uso desta ferramenta pode representar sensível economia de tempo e recursos – afinal, quando bem implementado, as dúvidas dão lugar à produtividade. Porque tudo ficará muito mais claro e a atribuição de atividades de cada profissional envolvido será imediatamente beneficiada.

Concluindo, com o uso do 5W2H os envolvidos saberão exatamente o que fazer, quando, onde, de que forma, etc. E o resultado valioso é uma sinergia que pode ser um importante diferencial estratégico para o futebol.

Até a próxima coluna, onde irei comentar sobre como aplicar o 5W2H.

Comentários

Deixe uma resposta

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.