Atacante de lado, para marcar, só tem que acompanhar o lateral(!)(?)

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É sabido que o futebol que se pratica hoje, em alto nível, é muito distinto do praticado décadas atrás. Maior envolvimento coletivo, maior velocidade do jogo (que acarreta maior exigência espaço-temporal) e maior similaridade de princípios entre as equipes são alguns elementos que conotam tal evolução.

Individualmente, no futebol moderno, espera-se que um jogador seja capaz de participar ativamente de todos os momentos do jogo, independentemente da função exercida.

Participar ativamente significa desempenhar variadas regras de ação (com ou sem bola) que estejam em consonância com o Modelo de Jogo da equipe e que contribuam na solução dos milhares problemas circunstanciais que surgem em uma partida.

Neste contexto, será levantada uma questão referente às regras de ação dos extremos/atacantes de lado. Antes de discuti-la, será apresentado um quadro com as regras de ação dos jogadores que exercem esta função.

Tais regras foram definidas de acordo com o que tem sido apresentado pelas principais equipes do futebol mundial, pelo que tenho estudado, pelo que vi e aprendi com treinadores e clubes que trabalhei e pelo que tenho esperado desta posição na equipe em que atuo como treinador.

Para ler a coluna completa, basta clicar aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso