Até o Bayern de Munique é falível!

Em partida válida pela décima quinta rodada do Campeonato Alemão, o contexto do início do jogo dava mostras de que observaríamos mais uma rodada de invencibilidade para os comandados de Pep Guardiola. A julgar pelas nove finalizações realizadas nos primeiros 25 minutos de jogo, contra somente uma do Borrusia M’gladbach, o gol era questão de tempo.

No entanto, os donos da casa ainda na primeira etapa equilibraram o jogo, neutralizaram as ações ofensivas da equipe bávara e, consequentemente, as finalizações (nos 65 minutos restantes além dos acréscimos o Bayern finalizou somente mais cinco bolas) e num grande segundo tempo, com eficácia em três das cinco finalizações obtidas, venceram o jogo.

E é sobre os erros do Bayern que discutiremos na coluna desta semana.

Você assistiu aos gols? Se sim, em sua opinião, quais foram os erros determinantes que levaram à primeira derrota do Bayern de Munique no campeonato alemão? Se não, veja o vídeo abaixo e também participe da tarefa que será proposta:

A inteligência coletiva é pré-requisito para uma equipe apresentar elevados níveis de performance. A capacidade dos jogadores identificarem, interpretarem e solucionarem as inúmeras situações-problema em que são expostos compõem a referida inteligência. No jogo em questão, nos lances em que culminaram nos gols da equipe de Mönchengladbach, alguns jogadores do Bayern de Munique apresentaram falhas importantes no mecanismo decisão-ação.

Você consegue identificar para cada um dos trechos do vídeo quais foram estas falhas?

Gostaria que você me enviasse um e-mail (eduardo@universidadedofutebol.com.br) com os seguintes tópicos sobre cada um dos gols sofridos:

1 – Instante da falha – indicando-o no tempo do vídeo;
2 – Descrição da falha – indicando o atleta ou atletas que falharam e como ocorreram as falhas;
3 – Descrição da solução – indicando qual deveria ser a melhor decisão-ação para as diferentes situações-problema.

Após o seu contato, retorno-o com as minhas opiniões sobre os erros cometidos em cada um dos gols.

Sabemos que o futebol pode ser jogado de inúmeras formas. Sabemos também que para cada um dos problemas que surgem no jogo, algumas soluções têm maior relação com o cumprimento de sua lógica, logo, com as vitórias.

Desafio-o a fazer o exercício proposto com a sua comissão técnica. É uma boa oportunidade para observar se todos os integrantes tem uma leitura semelhante (ou, utopicamente, igual) dos problemas do jogo.
Aguardo seu contato! Abraços e até a próxima.