UdoF na Mídia

26/10/2016

Chega ao fim a Primeira Edição do Football Tour Experience

22.10.16 Delegate Anfield Tour 01

Foi um grande sucesso o Football Tour Experience, primeira visita oficial de uma delegação brasileira ao futebol da Inglaterra, encerrado no último domingo. O programa, organizado pela Universidade do Futebol, teve como missão conhecer os processos de governança, marketing, desenvolvimento de talentos e responsabilidade social de clubes ingleses.

Uma parceria com a English Premier League, o Tour levou um grupo de 26 profissionais a conhecer os escritórios da EPL e também clubes grandes e médios, seus centros de treinamento, categorias de base, estádios e fundações.

A Premier League e a Universidade do Futebol organizaram um programa eclético de palestras, workshops e encontros com profissionais dos clubes e da EPL.Foi uma oportunidade inédita para aprender como essa liga se tornou, não só a mais rica do planeta, mas uma referência global na indústria do futebol, levando a transmissão dos seus jogos e seus negócios para todos os continentes, criando um espiral de melhoria do nível do espetáculo e crescimento do negócio.

Um dos pontos altos da visita foi o contato com programas de responsabilidade social dos clubes. Com eles, as entidades não apenas devolvem para a comunidade um pouco do que arrecadam, como aumentam o engajamento, gerando mais receitas e mais ações sociais, num círculo vicioso.

Os Centros de desenvolvimento de talentos, as “Academies”, também foram destaques da viagem. A infraestrutura e planejamento dos centros de formação de atleta, demonstram o porque a Inglaterra desenvolve uma grande quantidade de talentos (até o sub 17 é uma potencia mundial) que até acabam ficando sem espaço devido as poucas vagas do futebol de elite.

O presidente do Bahia, Marcelo Sant’Anna, resumiu numa frase a importância do Tour:  “A busca pelo bem coletivo, a excelência e o esforço contínuo são princípios para a transformação do futebol brasileiro, respeitando traços culturais e mudando outros”.

Sem dúvida uma experiência imensurável que irá inspirar a todos na busca de uma evolução do futebol brasileiro. A Universidade do Futebol pretende que esta seja, apenas, a primeira iniciativa voltada a fortalecer o intercâmbio profissional entre o futebol brasileiro e o futebol internacional. A partir de 2017, esperamos ampliar relações internacionais com sua rede de parceiros pelo mundo e, com isso, ex-alunos e profissionais terão a oportunidade de conhecer e interagir com as principais instituições do futebol mundial em futuras delegações.

22.10.16 Delegate Anfield Tour 07