Coordenador: Alberto Tenan e Ricardo Arruda Souza
Componentes: Carlos Elói Valentini, Guilherme Rabelo

Com o intuito de compartilhar conhecimentos e, principalmente, abrir uma boa e saudável discussão sobre diversos pontos de vista em relação ao futebol, o AAREFut surgiu no Segundo Semestre/2011, quando seus componentes, após se conhecerem na Pós-Graduação de Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento, da Universidade Gama Filho, reencontraram-se em Lisboa/Portugal para fazer Mestrado em Treino Desportivo.

Com as aulas do Mestrado e a influência das “novas” tendências europeias de como ver, analisar e principalmente, aplicar o futebol moderno e suas variáveis, o AAREFut decidiu ao início de 2012 colaborarmos com a produção de textos e artigos, principalmente em temas como Modelos de Treino e Jogo, Tendências Evolutivas do Futebol, e com a tentativa de elucidar também temas como a Pedagogia do Futebol e suas importâncias no âmbito, tanto de escolinha como de categorias de base de grandes clubes.

Das ruas aos campos de futebol, temos como objetivo analisar e escrever sempre em nome do bom e bem jogado futebol, no qual acreditamos e aprendemos a admirar.

Os encontros do grupo não são periódicos devido aos compromissos de cada componente, contudo, como tanto no estudo do Mestrado como no Estágio na Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, onde os elementos do Grupo se encontram, tentaremos produzir um bom número de textos e artigos para, mesmo que deste pequeno modo, possamos contribuir para a comunidade acadêmica e como nós, apaixonados por Futebol.

06

dez'14

A inteligência no futebol: uma experiência prática

Até que ponto a inteligência do jogador pode ser treinada em campo? Até que ponto a inteligência do jogador influencia no Modelo de Jogo da equipe?

Leia Mais

08

jun'14

Princípios defensivos no futebol – “Bloco Alto”

Quais os elementos necessários para pressionar o adversário no campo de ataque de forma organizada e eficiente?

Leia Mais

22

fev'14

O treino das capacidades psicológicas no futebol

Além das capacidades cognitivas, o treino mental tem como objetivo melhorar o controle emocional, a capacidade de concentração e elevar os índices de motivação

Leia Mais

10

out'12

E se essa rua fosse minha…

Queremos voltar a formar jogadores inteligentes, habilidosos e com aquela quase perfeita técnica que tínhamos tempos atrás, mas o que estamos fazendo para isso?

Leia Mais

31

ago'12

Ciência x Empirismo: qual o melhor caminho para se vencer no futebol?

Reflexões sobre as metodologias de treinamento aplicadas e os processos de detecção de talentos mais utilizados entre os profissionais que atuam no futebol brasileiro

Leia Mais

15

mai'12

Seleção brasileira: futebol de hoje x futebol de ontem

O que pode ser feito imediatamente para mudar o futebol de amanhã?

Leia Mais

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.