Integrantes
Coordenador: Iago Cambre Anon e Alcides José Scaglia
Componentes: Lucas Oliveira Lima, Ives Catanha, João Gabriel Duarte, Lucas Mariano Vieira, Guilherme Grandim, Julia Grioles, Caio Ribeiro, Murilo Faria, Luis Hoenen, Stephany Machado, Marcos Vinicius Prandi, Thiago Afonso, Leonardo de Carvalho, Felipe Belozo, Eliel Calazans, Cristian Lizana

No segundo semestre de 2011, no LEPE (Laboratório Estudos em Pedagogia do Esporte), na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, foi criado o grupo de scout aplicado em jogos de futebol.

Esse grupo deu base para a criação do CAAF (Centro de Análise Aplicado ao Futebol), que tem como participantes fixos os alunos de graduação em Ciências do Esporte.

No atual momento do futebol, o grande desafio é romper com os paradigmas. Paradigma é conceituado como um conjunto de pressuposições, geralmente atrelado a ideia de regras, regulamentos, ou normas que interferem no modo de se observar ou agir das pessoas em várias áreas.

A modernidade vem atingindo todos os aspectos sociais, fazendo entrar em uma nova dimensão, tudo o que era visto como imutável, chamamos isso de “zona do desconforto”. Ingressar neste conceito é fazer com que a tecnologia, ciência e métodos atualizados, sejam situações necessárias da vida corriqueira do ser humano.

O CAAF (Centro de Análise Aplicado ao Futebol) cuida desta problemática, ao tratar do assunto que é paixão nacional, mundial e visto muitas vezes como sinônimo de polêmica.

O CAAF abrange todos os assuntos que são vividos diariamente nas equipes de futebol, mas com uma abordagem inovadora que fala sobre uma metodologia pautada na integração das assessorias e de complexidades atuais, agregando assim, um acervo de informações que fazem este grupo sempre buscar a transdisciplinaridade.

Neste centro de estudos serão abordados temas sobre preparação física, treinamento de goleiros, nutrição, sistemas táticos, psicologia, fisioterapia, marketing, iniciação no futebol, scout no futebol e infraestrutura.

09

jan'13

O papel do líder no mundo do futebol

Ele tem de buscar melhorias e a reflexão sobre o seu trabalho e seus métodos, buscando inovações, mesmo que as mesmas apresentem rupturas de paradigmas

Leia Mais

30

out'12

Futebol e a análise tática, uma união necessária para o desenvolvimento

No esporte mais popular do país, poucos estudos buscam a inter-relação entre os muitos componentes, a fim de entender o jogo em referência à configuração situacional do jogo

Leia Mais

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.