Integrantes
Coordenador: Wagner de Andrade Pedro
Componentes: Ricardo Guisolphe , Carlos Henrique Faria Alves , Luis Filipe Chateaubriand , Sidmar Almeida e Rafael Terreiro Fachada

A adoção dos princípios e práticas da boa governança pode ajudar o processo de reconstrução administrativa, financeira e competitiva dos clubes, através da reorganização de sua estrutura interna, e pela atração de investimentos motivada por essas mudanças. A adoção destes princípios e práticas contribui para quebrar paradigmas e reconstruir a imagem dos clubes .
Ainda que os clubes de futebol estejam constituídos sob diversas formatações jurídicas, desde um formato empresarial (com possibilidade de abertura de capital) até o associativo este o mais comum no nosso pais, os princípios de governança podem ser utilizados, por este motivo de forma adaptada. Com certeza ajudará sobremaneira na formatação de estratégias de média e longo prazo , fato este que não costuma ser encontrado nos clubes de futebol.
As pressões pela mudança são de vários setores da economia, de órgãos reguladores e patrocinadores; são novas regras, responsabilidade empresarial, controles confiáveis e transparência, a sociedade, o Bom Senso FC e agora também o governo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Um dos grandes desafios para os clubes de futebol e seus dirigentes.
No GEGF – Grupo de Estudos sobre Governança no Futebol serão abordados diversos assuntos sobre este tema que permeia todo o processo da indústria do futebol.

13

mai'16

A utilização das práticas colaborativas pode fazer a diferença

Fazer uma gestão efetiva de projetos significa maior agilidade, mais dinâmica e prontidão. No caso do futebol, falamos de sócios, …

Leia Mais

09

jul'15

Governança Corporativa: a próxima fronteira

Por que discussões sobre Medida Provisória 671 e responsabilidade fiscal são relevantes para o futebol brasileiro

Leia Mais

02

mar'14

A tecnologia serve para quê?

Aonde a tecnologia pode potencializar a administração de um clube (Parte 1)

Leia Mais

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.