Integrantes
Coordenador: Tania Leandra Bandeira
Componentes: Tania Leandra Bandeira, Marcio Vinhão

O Grupo de Estudos em Pedagogia dos Esportes e Educação Física iniciou seus trabalhos em março de 2007. Embora esteja iniciando seus estudos, a coordenadora do grupo tem diversificada experiência na área, tendo participado de grupos de estudos sobre esse tema desde sua graduação, passando pelas universidades em que ministrou aulas, com trabalhos apresentados em congressos; organização de eventos do Colégio Brasileiro em Ciências do Esportes (CBCE); desenvolvimento de projeto de aplicação e apresentação de seus resultados também em congressos. Atualmente, os integrantes do Gepeef são alunos de graduação em Educação Física da Universidade Bandeirante de São Paulo, Uniban.

A formação desse grupo num curso de Educação Física deu-se pela importância de se discutir o ensino dos esportes de uma forma diferente da qual nos foi ensinado em todo o nível escolar; o modo da repetição e da mecanização dos gestos. Pois, uma boa metodologia de ensino, respaldada por uma inovadora pedagogia, não é aquela ensina pela repetição de um gesto demonstrado pelo professor, automatizado, mas aquela que permite ao aluno vivenciar um processo de ensino aprendizagem, em que, por meio da possibilidade de exploração, constrói não um gesto motor apenas, mas uma conduta motora, fruto de sua competência interpretativa (SCAGLIA, 2003).

Nessa perspectiva para o ensino dos esportes, acreditamos que os professores devem propor atividades que sejam compatíveis com o nível de compreensão dos alunos, levando-os a obterem sucesso durante todo o processo de aprendizagem, sentindo-se competentes a cada passo. Para isso o professor pode e deve, por exemplo, modificar as atividades, alterando suas regras e equipamentos, criando um ambiente desafiador que leve o aluno a melhorar suas habilidades e a rapidez nas tomadas de decisões, no momento de solucionar os problemas exigidos nas diversas situações (BAYER, 1994). Além disso, os jogos ou atividades que o professor proporcionar aos seus alunos devem sempre respeitar as características de desenvolvimento dos mesmos.

O principal objetivo do Gepeef é estudar a pedagogia dos esportes coletivos, dentre os quais se encontra o futebol, sob a ótica de um arcabouço teórico, levando-se em conta a realidade de ensino, do educador e do educando, visando o desenvolvimento pedagógico facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, assim como discutir o esporte educacional; elaborar e desenvolver uma abordagem teórica e prática que venham contribuir para o processo educacional por meio do esporte e proporcionar fundamentos técnicos para elaboração e execução de conteúdos mais contextualizados à cultura esportiva.

Bibliografia

BAYER, C. O ensino dos esportes coletivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.
SCAGLIA, A. J. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés. 2003. Tese (doutorado). – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

24

fev'15

Projeção do elenco das oito seleções mais bem classificadas na Copa do Mundo de 2014 para Copa do Mundo de 2018 a partir da idade dos jogadores

Em quatro anos, é muito comum surgirem novos jogadores de talento que possam compor o elenco das seleções as fazendo manterem ou até mesmo aprimorarem o nível de desempenho

Leia Mais

11

jul'11

Do jogo ao esporte e à competição – parte III

Olimpíadas gregas inauguram e oferecem exemplo de rivalidade delimitada, regrada e especializada, assim como despojada de sentimentos de ódio e de rancores pessoais

Leia Mais

26

jun'11

Do jogo ao esporte e à competição – parte II

Regras são inseparáveis do jogo assim que este adquire a chamada "existência institucional". A partir desse momento, faz parte da cultura de um povo

Leia Mais

17

jun'11

Do jogo ao esporte e à competição – parte I

Entenda as razões pelas quais é tão difícil elaborar uma definição de jogo que englobe a multiplicidade de suas manifestações reais

Leia Mais

15

mar'11

Pedagogia do Esporte e sua relação com a Psicologia do Esporte*

Profissional da Educação Física deve compreender a função de um psicólogo esportivo para não invadir uma área de conhecimento que não seja a sua, e assim saber o limite entre as esferas

Leia Mais

12

out'10

Comportamento ruim: falta de treino ou compulsão à repetição?

Psicanálise pode assistir os atletas no entendimento do que lhes acontece e o que, a partir disso, podem fazer, seja para alcançarem um melhor rendimento ou para fazerem outra escolha

Leia Mais

04

ago'10

Futebol feminino: breve discussão quanto aos cuidados das exigências físicas e psicológicas da formação ao alto rendimento

É necessário se atentar às condições nutricionais de cada atleta em treinos e jogos; horário e clima, alimentação e ingestão de líquidos são relevantes

Leia Mais

15

mar'10

Importância da “Lei de Ensino” para jogadores de base do futebol

Em contato com outros conhecimentos, ser humano desenvolve mais sua capacidade cognitiva e emocional por conta das diferentes situações vivenciadas

Leia Mais

23

nov'09

Considerações sobre o futebol feminino

Mesmo que ainda estejam longe dos padrões masculinos, elas sabem que o futebol é jogo de conjunto, uma depende da outra, tendo respeito pelas suas adversárias e por si mesmo

Leia Mais

25

mar'09

Mulheres no futebol e suas lesões

Falta de flexibilidade muscular da perna é comum em jogadores de futebol e trabalho de flexibilidade mais detalhado diminui o risco lesão durante um jogo

Leia Mais

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.