Integrantes
Coordenador: Márcio de Oliveira Guerra
Componentes: Pedro Brasil Silva, Valentim Júnior, Thamara Gomes, Renan Caixeiro Almeida , Rafael do Nascimento Grohmann, André Cristino, Henrique Martins Fernandes, Naila Portela, Marcelo Matta, Ricardo Bedendo

O Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura da UFJF tem como objetivo os estudos interdisciplinares que envolvem a comunicação e o esporte, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Vinculado ao CNPq, o núcleo de pesquisadores busca analisar o esporte, especialmente o futebol, sob diversos tipos de abordagem, como a comunicação, preparação física, esquemas técnico e táticos; aspectos culturais, sociológicos, psicológicos e antropológicos.

A primeira pesquisa do grupo foi relativa ao comportamento dos índios diante do futebol e a influência que a mídia desempenha sobre eles. O resultado está expresso em vários artigos e um vídeo, que buscam retratar todo o material coletado e analisado.

O Nupescec realizou em 2007 seu primeiro grande evento, em abril, reunindo diversos estudiosos em uma série de palestras. Entre os participantes do evento estiveram os jornalistas Erich Beting (Cidade do Futebol) e Rogério Corrêa (TV Globo e Sportv).

O grupo se reúne todas as terças-feiras, de 13 às 14 horas, onde são discutidas as pesquisas em andamento, debatidos temas do momento e realizada a revisão bibliográfica de textos relativos ao foco da pesquisa.

Constituído por professores e estudantes dos cursos de Comunicação, Educação Física e Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, vinculado ao CNPq.

11

set'13

Identidades fluídas em tempos líquidos: onde se apoiar?

As religiões são bem-vindas desde que não limitem a explicação do mundo nem legitimem posições ou preconceitos

Leia Mais

28

jul'13

A relação entre o futebol e religião no Brasil

Sabe-se que o país possui uma cultura que mescla costumes de diversos povos e que também tem relação estreita entre a fé e o esporte

Leia Mais

17

jul'13

Domingo é dia de missa e de futebol

Religiosidade e futebol na construção da identidade brasileira

Leia Mais

06

set'11

Uruguai 1930. A cobertura da imprensa brasileira na primeira Copa do Mundo

Curiosidades e casos inacreditáveis ajudam a entender como o futebol ainda engatinhava, mas já era uma paixão nacional

Leia Mais

24

nov'09

Football Manager: quando o virtual imita e se relaciona com o futebol real

É necessário se atentar ao fato de que a utilização de dados verídicos no jogo cria possibilidades de "negócios" que utilizem o virtual em favor de vários interesses pessoais no real

Leia Mais

09

jul'08

A memória do torcedor

Discussão sobre a notícia de interesse público e do público

Leia Mais

03

mai'08

A mudança no torcedor

Uma discussão sobre o formato de disputa do Campeonato Brasileiro

Leia Mais

20

set'07

Peripécias Indígenas

Pequenos Relatos da I Taça das Nações Indígenas de Futebol

Leia Mais

16

ago'07

16

ago'07

Os meios de comunicação no processo de ensino-aprendizagem do futebol

Pressão faz clubes buscarem vitórias e abandonarem o processo de formação de novos jogadores

Leia Mais

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.