Cruzeiro e Universidade do Futebol celebram parceria para categorias de base

Atento à formação dos profissionais de suas diversas áreas, o Cruzeiro anunciou, na tarde desta terça-feira, uma parceria com a Universidade do Futebol. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais das categorias de base do Clube, proporcionando um espaço de reflexão e discussão dos problemas e desafios do futebol.

Com a proposta de discutir os elementos centrais para o desenvolvimento de programas de iniciação e especialização no futebol, o curso “Currículo de Formação no Futebol” contará com a participação de 24 profissionais dos times sub-14, sub-15 e sub-17 do Maior de Minas. Os profissionais terão a oportunidade de elaborar e aperfeiçoar um currículo orientador de formação de acordo com cada realidade.

De acordo com Antônio Assunção Almeida, Superintendente de Futebol de Base, a parceria tem o objetivo de contribuir com a melhoria do trabalho realizado no dia a dia no Clube.  “A parceria com a Universidade do Futebol foi a decisão mais apropriada para provocar um ciclo de renovação interna sobre o entendimento do futebol moderno, visto que algo precisa ser feito para recuperarmos o protagonismo na formação de atletas em nível mundial”, comenta.

A iniciativa convidará os profissionais cinco estrelas a refletirem sobre como sistematizar os elementos de pedagogia de rua para os ambientes de aprendizagem como escolas e categorias de base.

O Diretor Comercial Robson Pires destaca que o investimento em seus profissionais é um dos principais pilares do Cruzeiro. “Entendo que essa parceria é o primeiro passo para que o Cruzeiro Esporte Clube e a Universidade do Futebol construam diversas alianças, fortalecendo a visão de vanguarda do clube. Tudo isso é feito em prol do Cruzeiro e do aperfeiçoamento dos nossos colaboradores”, afirma.

“A categoria de base no futebol brasileiro foi um dos setores que mais avançou nos últimos dez anos, com profissionais preparados para as demandas do futebol global e que buscam equilibrar a prática com o conhecimento científico. Trabalhar com profissionais do Cruzeiro Esporte Clube, auxiliando no processo de qualificação científica, é uma honra e um privilégio para nós e certamente aprenderemos muito”, conta Eduardo Tega, CEO da Universidade do Futebol.