Colunas

30/12/2016

Futebol é lugar de mulher SIM!

Emily Silva é a primeira mulher a treinar a Seleção Feminina de Futebol

O Brasil inteiro se viu chocado com as cenas de agressão amplamente divulgadas pelas redes sociais a uma mulher que trabalhava como segurança em um clube no interior de Minas Gerais.

Infelizmente, em pleno século 21, as mulheres convivem com a violência física e psicológica deflagradas pela estupidez humana. Costumo dizer que as mulheres são a evolução da espécie, conseguem unir leveza e seriedade, racionalidade e coração, beleza e competência.

Muitos homens, sabedores da sua insignificância ao lado delas, utilizam-se da força física e de aspectos sócio morais para tentar diminuí-las tido como masculino. Mas, como em diversos outros setores da sociedade, este quadro está mudando.

Em decisão acertada, a CBF pela primeira vez na história, contratou uma mulher para dirigir a Seleção Feminina de Futebol, trata-se de Emily Silva. Aliás, técnicas de futebol de sucesso não são novidade, Jill Ellis (treinadora da Seleção feminina dos EUA) e Pia Sundhage (treinadora da Seleção feminina da sueca) são super vitoriosas e respeitadíssimas.

Em muitos países, como os EUA, o futebol é muito praticado entre as mulheres. A Europa já possui Ligas profissionais de futebol feminino. Como em outras modalidades, o futebol feminino ainda sofre com as diferenças de visibilidade e remuneração, mas, nada que o tempo não irá resolver. Precisamos quebrar os paradigmas.

Nada que não seja de fácil superação pelas mulheres, o sexo forte, capaz de sobrepor as maiores barreiras. Enquanto os homens, tomados pela insegurança, tentam subjugar as mulheres, elas conquistam um espaço que sempre foi delas e ainda viveremos para vê-las dominando o mundo.

A Rádio Itatiaia, sempre à frente do seu tempo, tem em sua Direção de Esportes, a mais que competente Úrsula Nogueira, uma das melhores jornalistas desse Brasil, um poço de inteligência e liderança, um verdadeiro exemplo de vida.

Que o mundo se encha de Emilys Silvas e Úrsulas Nogueiras.

“Mulher! Mulher!

Na escola

Em que você foi

Ensinada

Jamais tirei um 10

Sou forte

Mas não chego

Aos seus pés…”

(Mulher – Erasmo Carlos)

Comentários

Deixe uma resposta

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.