Mais sobre a qualidade do jogo…

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os pressupostos estabelecidos pelo treinador, são pressupostos que inicialmente conceberá a possibilidade de se formar uma equipa e trabalhá-la de forma que ela passe a jogar bem. Mas o que é isso?  jogar bem?

O jogar bem está indiferente para muitas pessoas, porque os grandes investidores do futebol só querem saber de resultados (aqui entramos na ambiguidade de visão entre o torcedor e o profissional), mas para quem se importa com o lado racional do futebol, este é um fato recusável. Também existem alguns treinadores (os que eram para ser técnicos, no sentido literário da palavra) tentando justificar resultados apresentando fatos que não vão de encontro com a realidade. Muitas vezes elucidando e justificando ações e acontecimentos com argumentos que não condizem com a realidade. Tentando embutir conceitos técnicos que não fazem sentido lógico e racional.

A verdade é que no futebol bem jogado, a equipe que joga bem é aquela que consegue sustentar um jogo com grande “qualidade por um grande tempo, ao longo do jogo e por muitos jogos. Mantendo esta forma ao longo da(s) temporada(s), caracterizando um padrão de comportamento, um hábito (hábito que se adquiri na prática). Esta “qualidade está para o nosso jogo assim como os gostos estão para cada um. Ou seja, da mesma forma que as pessoas têm diferentes gostos, ou ponto de vistas, o futebol com “qualidade está suscetível ao gosto do espectador, porém, não se pode negar quando há ou quando falta “qualidade” no jogo.

No entanto, a “qualidade não é nada abstrata, tem que ser caracterizada e organizada coletivamente e individualmente. Lembrando sobre a essência do futebol (escrevi sobre isso a 3 colunas atrás), a coletividade deve ser algo mais próximo do racional, do inteligente e da eficiência do movimento (fazer aquilo que deve ser feito com o menor desgaste possível).

Assim, só há “qualidade se os limites possíveis do ataque garantem a funcionalidade necessária em termos defensivos. No caso, neste jogar bem deve prevalecer a harmonia entre setores, pois não existe “qualidadeno futebol se ele for ofensivo, defensivo e ou meio-termo, existe futebol harmonioso (equilibrado). O importante não é ganhar agora, e sim permanentemente.

Nesta harmonia prevalece o equilíbrio, onde os setores estão ligados aos momentos do jogo em tempo integral e toda a equipa passa a atuar como um organismo e não como unidades integrantes deste organismo.

E isto pode formar uma boa equipa. E “(…) uma boa equipa, só é uma boa equipa quando a organização do ataque é boa, mas a organização defensiva também é boa (…) e não se restringe como só o setor defensivo (…) mas sim na ligação com outros setores e os jogadores que estão nesta linha (…) traduzindo assim equilíbrio” (Frade).

Resumindo. Uma boa equipa é aquela em que pratica todos os momentos do jogo com uma regularidade fulcral (com princípios e seus subprincípios), e com o sem a posse da bola exercita uma ação condicionante nas ações adversárias e mantém sempre um grande equilíbrio entre as suas linhas em todo o jogo, ou num maior tempo possível do jogo. Jogando um jogo racional e integral.

É importante mais uma vez salientar que “Quando pensamos ter encontrado todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas (ditado popular). E é por algumas razões que entendemos que os nossos trabalhos, para além da busca de respostas, inserem-se naquilo que denominamos de consciência heurística (descobrir sempre novas coisas), onde mais importante que as tais respostas é conseguir levantar novas questões e assim abrir ainda mais o horizonte para a compreensão humana. E não me canso de enfatizar o que Julio Garganta expõe ao dizer “Que as grandes equipes não respondem, as grandes equipes geram problemas” (como mostra o vídeo).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso