Nenhuma seleção vai ter uma preparação ideal na Copa

Segundo o Instituto do Terceiro Mundo existem em nosso planeta 247 países. É bem verdade que alguns são minúsculos, como é o caso de Niue, uma pequena ilha do Pacífico Sul, que não possui mais do que dois mil habitantes.

A Organização das Nações Unidas, a famosa ONU, que tem a pretensão de reunir todos os países do mundo, consegue arregimentar apenas 191 deles.

A Fifa, que controla a instituição do futebol, mostra a força desta manifestação cultural agregando nada menos do que 207 nações.

Para a realização da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a Fifa contou com a participação de 194 países, que realizaram 847 jogos, na sua fase de classificação. Foram marcados 2.464 gols que definiram os 32 representantes e que, a partir de 9 de junho próximo, vão chamar a atenção de bilhões de espectadores espalhados por todos os continentes.

E é assim que este fenômeno chamado futebol se materializa, a cada quatro anos; tornando-se um megaevento, considerado como um dos maiores espetáculos da Terra.

A preparação das 32 seleções, contudo, ainda não faz jus à importância deste evento global.

A maioria das seleções classificadas só consegue se reunir poucas semanas antes da primeira partida da etapa final. Um verdadeiro paradoxo para um acontecimento de tamanha magnitude e que envolve interesses econômicos gigantescos.

Por causa de conflitos de interesse entre Fifa, Confederações e clubes, a Copa do Mundo acaba se transformando, em termos de preparação de suas seleções, em um evento quase amador.

Devido às questões de calendário e organização, ouso dizer que nenhuma seleção, das 32 que participarão da próxima Copa do Mundo terá condições de fazer uma preparação adequada.

Pelo fato de um futebolista profissional só conseguir manter um rendimento ótimo ou máximo por apenas algumas poucas semanas em uma temporada, é praticamente impossível que qualquer das 32 comissões técnicas consiga fazer uma preparação ideal com suas equipes e se apresentar no máximo de suas possibilidades durante a Copa do Mundo.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br