O atleta pensando no futuro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sempre que iniciamos uma temporada no futebol, muitos atletas têm a oportunidade de viver um momento de reflexões e avaliações sobre o que se deseja para um futuro próximo. Uma boa estratégia para avançar na direção que se deseja são usar a abusar do poder das metas e vou compartilhar com vocês alguns pontos valiosos sobre esse assunto na coluna de hoje.

James Allen disse: “Você se tornará tão pequeno quanto seu desejo de controlar; tão grande quanto sua aspiração dominante”. Sabemos que uma das maiores descobertas da humanidade é que as pessoas possuem a possibilidade de tornarem-se aquilo em que pensam a maior parte do tempo. Se pesquisarmos o comportamento de muitos atletas profissionais de alto desempenho poderemos perceber que eles possuem em comum um pensamento no futuro, para onde desejam ir e o que podem fazer para aumentar as chances de chegar lá. Assim, podemos compreender quer orientação para o futuro é de grande importância na vida dos atletas que buscam seus melhores resultados na carreira esportiva.

Existem dois pontos citados por Brian Tracy, em seu livro Metas, que podem auxiliar um atleta que deseja estar orientado para o futuro.

•Recusar-se a comprometer seu sonho

Ao se praticar a idealização e orientação para o futuro o atleta geralmente não compromete seus grandes sonhos de carreira e consegue manter-se mais alinhado com o que deseja. Assim, passa a não aceitar metas muito pequenas e fáceis de atingir, ele sonha alto e passa a se projetar mentalmente para frente. Para imaginar como seria isso, sugere-se ao atleta responder às seguintes perguntas sobre a sua carreira daqui num período de cinco anos:

1.Como seria ela?
2.O que você estaria fazendo?
3.Onde estaria?
4.Em qual clube ou país estaria jogando?
5.Que nova habilidade teria desenvolvido?

•Fazer

A diferença básica entre as pessoas que realizam muito e as que realizam pouco é a “orientação para a ação”. Os grandes destaques esportivos que geralmente alcançam grandes resultados são intensamente voltados para a ação, estão constantemente em movimento e colocam muitas ideias valiosas em prática. Os atletas podem refletir sobre a capacitação de se orientar para a ação respondendo as perguntas abaixo, imaginando que alcançou o mais algo grau de desenvolvimento profissional possível para ele.

1.Quais ideias inovadoras em seu campo de atuação teriam concretizado daqui a cinco anos?
2.O que deveria ter feito diariamente para manter o foco na ação de tarefas para desenvolver competências e aptidões de que se precisa para ser um dos profissionais de mais alto desempenho na sua área esportiva?

Com essas reflexões o atleta estará mentalmente estimulado para conseguir responder a seguinte e importante pergunta: Como posso alcançar as aptidões, habilidades e competências necessárias para ser uma referência no alto de desempenho nos próximos anos e com isso conseguir materializar os resultados desejados?

Acho muito valiosa a reflexão acima sugerida neste momento do ano, porém cabe lembrar que ela também poderá ser feita em qualquer momento da carreira, desde que o atleta passe a ter intenso desejo de ter uma carreira acima da média no seu campo de atuação.

Até a próxima.
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso