UdoF na Mídia

01/11/2016

O curso “Educar pelo Esporte – meu professor é nota 10” já impactou mais de 80 mil crianças e adolescentes

A segunda edição do curso “Educar pelo Esporte – meu professor é nota 10”, teve início no mês de agosto com 575 alunos matriculados que irão realiza-lo em três meses (12 semanas), completando a carga horária de 60 horas. O curso já está com dois meses de duração.

Os alunos participantes são em maioria professores e estudantes de educação física e Professores de Educação Física escolar. Os estados de São Paulo e Pernambuco representam mais 70% dos alunos, porém temos participantes de mais de 25 estados brasileiros. Além disso, 48% dos alunos são do gênero feminino, número muito expressivo e de grande importância na igualdade de gênero dentro das escolas.

Imagem1

O objetivo do curso é orientar professores e profissionais de educação física sobre ensinar bem o esporte a todos e como promover os direitos das crianças e dos adolescentes no esporte. Desta maneira ajudar o Brasil a garantir condições essenciais para o desenvolvimento pleno de cada criança e de cada adolescente, garantindo o direito ao esporte seguro e inclusivo e usando o esporte como um meio para assegurar outros direitos e reduzir as barreiras sociais, econômicas, culturais, físicas, étnico-raciais e geográficas.

Foi realizada uma pesquisa com participantes para saber qual o impacto do curso nas crianças e adolescentes. O resultado mostrou que cada aluno impacta em média 140 crianças e adolescentes, ou seja, mais de 80 mil no total. O curso impacta diretamente na atuação dos profissionais na defesa do esporte seguro e inclusivo para crianças e jovens, principalmente em grupos e locais mais vulneráveis e com menor acesso a este tipo de iniciativa. Com isso amplia-se a oferta e o atendimento à população através da melhor formação dos profissionais que intervém nestas comunidades.

Imagem2