Colunas

18/03/2017

O quanto sua equipe tem se aproximado de cumprir a lógica do jogo?

A partir da lógica do jogo são pensadas e estruturadas todas as atividades seguindo uma evolução de complexidade e uma progressão pedagógica das atividades.

Olá, caros leitores! Antes de iniciarmos a discussão, é preciso que entendam que o objetivo deste texto não é conceituar o que é a lógica do jogo, tal assunto já foi abordado por outros autores nesta casa (como no texto de Rafael Ferreira mais recentemente) e amplamente discutido e conceituado no meio acadêmico por autores como Scaglia, Leitão, Garganta e Castelo. Partindo destas discussões e estudos, e aliado à minhas experiências de vida com o jogo, entendo como mais adequada a definição de lógica do jogo, no futebol, como sendo: marcar mais gols que o adversário.

Sendo assim, é coerente que meus treinos e jogos sejam pautados no intuito do cumprimento desta lógica, pois é isto o que, no meu entendimento, irá nos aproximar das vitórias. E claro, digo aqui sobre a lógica do jogo, e não a de minha atuação profissional como educador e formador de jogadores de futebol. A minha lógica profissional, moral e ética, não me permite buscar a vitória a qualquer custo, em detrimento da formação humana e atlética de meus jogadores.

Dados estes apontamentos, e sobre também a sua concepção de lógica do jogo, retomo a pergunta que dá o título ao texto: O quanto sua equipe tem se aproximado de cumprir a lógica do jogo?

Como já apontei meu entendimento de lógica do jogo, um dos parâmetros determinantes na construção dos meus treinos é o incremento da competição, da disputa pela vitória. Seja qual for a atividade que eu vá realizar, busco sempre criar uma competição entre os atletas, seja ela individual ou coletiva. Vejamos o exemplo da seguinte atividade.

Imagem1

Uma atividade simples, que muitos de vocês realizam ou já realizaram. Porém, dada a minha preocupação em sempre estimular os atletas a vivenciarem a lógica do jogo nos treinos, faço um pequeno incremento nesta atividade, além da descrição e dinâmica que estão apresentados no vídeo (basta clicar na imagem que possui um link para o vídeo), digo a eles que estão divididos em grupos de 5 atletas, cada grupo em um quadrado e que aquele grupo que conseguir trocar uma maior sequência de passes sem erros, vencerá a disputa.

Com este pequeno aditivo de regra na atividade, busco catalisar o caráter competitivo do jogo e de cada atleta. Nenhum deles vai querer perder o jogo, todos querem sair vitoriosos e irão se esforçar para isso. Fazendo isso, busco elevar os atletas a entrarem em estado de jogo (aspecto importante e tema para outra coluna), a terem concentração e foco total naquilo que estão realizando, e a buscar fazer mais pontos que o grupo adversário, ou seja, buscar empenhar-se ao máximo para cumprir a lógica do jogo! E ainda estarei trabalhando os fundamentos técnicos de passe e domínio.

Agora, transpondo esta atividade para o jogo de futebol, onde simplesmente realizar uma grande sequência de passes não irá se traduzir nos gols necessários para vencer a partida, preciso através de minha didática e dentro de uma sequência pedagógica, mostrar que a ferramenta do passe, irá contribuir para que cumpramos a lógica do jogo. Vejamos mais um exemplo.

Imagem2

Nesta outra atividade o fundamento do passe, trabalhado na atividade anterior, será fundamental para vencer a partida, pois através dele a equipe tem a oportunidade de qualificar ainda mais o seu gol e, porém, diferente da atividade anterior, somente através da troca de passes, não é possível vencer o jogo. E por isso é preciso se atentar a progressão pedagógica dos treinos, nesta atividade as equipes precisam progredir ao gol adversário, finalizar e marcar gols, somente assim irão se aproximar da vitória.

Nesta atividade o passe se torna ferramenta para o cumprimento da lógica do jogo e não um fim em si mesmo. Por isso a regra de pontuação a cada finalização com defesa incompleta do goleiro (que irá caracterizar uma finalização de risco ao adversário e/ou falta de concentração do goleiro em suas ações) visa estimular os atletas a buscar o cumprimento da lógica do jogo, marcar mais gols que o adversário. Do contrário, uma equipe poderia adotar como estratégia, somente ficar trocando passes sem objetividade ou intencionalidade de progredir e atacar o alvo adversário, isso poderia acontecer neste jogo se, além de dar pontos para gols e finalizações, eu também desse pontos para as trocas de passes. Mas como os passes dão a chance de aumentar a pontuação quando a equipe fizer um gol, busco estimular os jogadores a terem a finalidade de sempre buscar o gol como objetivo principal.

Todas as atividades são pensadas e estruturadas a partir da lógica do jogo, respeitando os objetivos principais da categoria, das ideias de jogo do clube e o nível de desenvolvimento dos jogadores, seguindo uma evolução de complexidade e uma progressão pedagógica das atividades.

E como dito, não é buscar a vitória a qualquer custo, os feedbacks e as reflexões junto aos atletas sobre cada treino são valorizar o empenho, caráter, a justiça e honradez na busca da vitória, além, claro, de levar ao entendimento das atividades e ideias de jogo que proponho. Sou adepto da crença de que melhores pessoas serão melhores jogadores.

Caro leitor, busquei trazer estes exemplos e refletir sobre o assunto da lógica do jogo mostrando como nossas ações podem nos aproximar ou distanciar dos objetivos a que nos propomos. Longe de querer trazer a fórmula mágica para as vitórias, mas, através deste texto, instigar para que você reflita se suas atitudes têm aproximado sua equipe do cumprimento da lógica do jogo a que se propõe, se estão condizentes com os seus objetivos. Aguardo seus comentários para que possamos debater mais sobre o assunto!

Comentários

  1. Profile photo of Sergio Rocha Sergio Rocha disse:

    Muito bom, essa metodologia deveria ser usada nas categorias de base dos clubes, Parabéns.

Deixe uma resposta

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.