19/06/2017

Pep Guardiola quase reverte a “pirâmide”

De tempos em tempos presenciamos transformações impactantes nos desenhos táticos e nos estilos de jogo de times e seleções. Da valorização do improviso do futebol brasileiro, inserido cada vez mais num jogo taticamente organizado, às modificações do futebol inglês, que passou de um jogo de ataque direto a um jogo de ataque combinado, podemos observar diversas identidades de jogo que vão se multiplicando num mundo globalizado onde a informação trafega em alta velocidade.

Quando ainda não havia a regra do impedimento, o jogo se caracterizava por um comportamento técnico-tático mais individualizado, sendo o drible uma manifestação técnica frequente, ficando a cooperação através do passe e as preocupações defensivas relegadas a um segundo plano (Wilson, 2009, p. 11, tradução minha).

A regulamentação da regra do impedimento em 1863 (fonte: Wikipedia.org) provocou ajustes na forma das equipes se organizarem. Posteriormente, outras modificações das regras gerais do jogo influenciaram a construção dos modelos de jogo hoje observados.

Os desenhos táticos, ou plataformas de jogo, foram afetados, não somente pelas alterações das regras, como também pelas diferentes formas de abordar o treinamento, pelas modificações das sociedades das diferentes épocas, e principalmente pela qualidade dos principais recursos humanos disponíveis – os jogadores.

Em Wilson (2009, p. 16), no primeiro encontro internacional entre Escócia e Inglaterra, realizado em Glasgow em 1872, a equipe inglesa apresentou como desenho tático o 1-1-2-7, uma “pirâmide” com a sua base constituída pelos jogadores de frente. A Inglaterra jogou com Barker; Greenhalgh; Chappell e Welch; Brockbank, Cleff, Kirke-Smith, Ottaway, Chenery, Maynard e Morice.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.