ball-407081_1920
TRABALHAR PELO FUTEBOL

Transformar pelo conhecimento

A UdoF quer fazer tudo isso porque sabe que o futebol é parte expressiva do patrimônio cultural brasileiro, um ativo precioso que pode beneficiar muita gente.

DESCUBRA A UdoF

Sobre A UdoF

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou nos últimos anos o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Missão

Ser referência brasileira e mundial no ensino, pesquisas e práticas de qualificação profissional no futebol, da dimensão socioeducacional ao alto rendimento, explorando a criatividade, imaginação e excelência nesta modalidade.

HISTÓRICO

A Universidade do Futebol conceitualmente surgiu como um Campus Universitário, um centro produtor de conhecimento da Cidade do Futebol, uma representação do universo prático do futebol.

A Cidade do Futebol entrou no ar no dia 25 de julho de 2003, com o propósito de tornar-se uma plataforma virtual para integrar a comunidade dos profissionais e abrir espaços para as pessoas com interesse nas questões científicas nas mais variadas áreas ligadas a esta modalidade esportiva. Aos poucos, foi conquistando a confiança e o respeito de um número crescente de interessados e formadores de opinião desta comunidade.

Os esforços e investimentos durante seus primeiros anos de existência foram direcionados estrategicamente para a robustez de seu conteúdo, criando-se assim as condições para o surgimento do projeto de uma Universidade do Futebol igualmente robusta, apresentando conteúdos significativos e qualificados para a comunidade interessada em entender o futebol para além de suas dimensões de senso comum.

Propostas Pedagógicas

A  UdoF  se sustenta em uma prática pedagógica e metodológica fundamentada cientificamente, mas que, sobretudo, procura preservar os aspectos lúdicos, artísticos e criativos do futebol brasileiro.

Uma das propostas básicas é provocar reflexões e mudanças de paradigmas que superem a visão conservadora ainda presente no futebol e promover o ensino e a aprendizagem desta modalidade que é uma das mais significativas manifestações culturais contemporâneas.

Transformação pelo Conhecimento

Faça parte do maior e mais abrangente programa de democratização de conhecimento no futebol e ajude-nos a mudar essa cultura em nosso país:

FUTEBOL:

Admirado por milhões,
Praticado por muitos,
Estudado por poucos.

educa

Think Tank no Futebol

Think Tanks são organizações ou instituições que atuam no campo dos grupos de interesse, produzindo e difundindo conhecimento sobre assuntos estratégicos, com vistas a influenciar transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas sobretudo em assuntos sobre os quais pessoas comuns não encontram facilmente base para análises de forma objetiva.

A Universidade do Futebol (UdoF) está se tornando um grande centro de referência independente, voltado para a produção e disseminação de ideias, pesquisas, conhecimento e experiência sobre as mais diversas áreas de interesse do futebol, sobretudo em temas sobre os quais não se encontra, facilmente, base para análises objetivas e que, ao mesmo tempo, envolvam a complexidade desta modalidade esportiva.

O futebol é um fenômeno complexo, sobre o qual a influência e a participação de organizações internacionais, governos locais e estrangeiros, grupos de interesse, experts e acadêmicos impulsionam a relevância dos think tanks em um mundo cuja abordagem sistêmica é crescente e no qual as estratégias e a tomada de decisão necessitam ser compartilhadas.

Nesse sentido, o grande objetivo da Universidade do Futebol como think tank é contribuir com o desenvolvimento do futebol, a partir do produção e partilha deste conhecimento, cujos efeitos positivos possam influenciar a formação e capacitação de profissionais, fomentar políticas públicas, bem como impactar a governança corporativa e a integração entre os principais players deste esporte.

Transformar o futebol através do conhecimento, dentro de um amplo contexto de desenvolvimento e inclusão sociais faz parte da visão e da missão da UdoF.