UdoF na Mídia

06/09/2016

“Treino é Jogo e Jogo é Treino”

A Universidade do Futebol acaba de lançar o curso Metodologia de Treinamento no Futebol, que traz uma visão da complexidade do treinamento esportivo para a formação de jogadores de futebol e mostra como a integração de áreas influenciou as novas metodologias de treinamento.

Hoje em dia é fácil reproduzir um treino das maiores referências do mundo, porém não significa que o seu treino estará pronto. Saber utilizar seus próprios conhecimentos adaptando-se à sua realidade será o seu diferencial. Foi pensando nisso e nas novas tendências dos métodos de treinamento, como a Periodização Tática, que criamos o curso de Metodologia de Treinamento no Futebol.

Vamos analisar as filosofias Ajax e FCBarcelona, que têm na sua essência a ruptura de paradigma e, mostram para o mundo, que a metodologia de treino é muito mais do que apenas a forma de jogar; é uma atitude que deve ser levada além das quatro linhas.

Saiba como ocorreu o desenvolvimento do treinamento esportivo dentro do futebol, os conceitos contemporâneos e a quebra de paradigma da metodologia tradicional que gerou um novo método de treinamento. Simbolizado na frase do Prof. Dr. Alcides Scaglia de que “Treino é Jogo e Jogo é Treino”.

Com o objetivo de capacitar profissionais que desejam trabalhar com a preparação de atletas de futebol em todas as suas dimensões, o curso é voltado para Treinadores, Auxiliares Técnicos, Analistas de Desempenhos, Preparadores Físicos, Fisiologistas, Profissionais da Área Técnica e Jornalistas. Além disso, o curso busca transmitir subsídios para entender e refletir criticamente sobre os conceitos contemporâneos e o modo de pensar a preparação para a prática do futebol de alto rendimento.

Com duração de 20 horas (1 mês) e em um formato online, o Metodologia de Treinamento no Futebol é dividido em cinco módulos com os seguintes temas: Apresentação, Histórico do Treinamento Esportivo, Mudança de Paradigma nas Metodologias de Treinamento, Novas Tendências de Periodizações e Fim de Jogo.