Universidade do Futebol

UdoF na Mídia

03/08/2016

1ª edição em espanhol “Educar por el Fútbol – mi equipo es nota 10!” capacitou profissionais de 9 países

Em um formato on-line, com duração de 3 meses (12 semanas) e carga horária de 60 horas, Educar por el Fútbol- mi equipo es nota 10!, foi o primeiro curso produzido em espanhol pela Universidade do Futebol e teve a participação de 236 alunos que realizaram o curso entre o período de 21/03/2016 a 24/06/2016.

Com o objetivo de oferecer aos profissionais que trabalham com futebol em categorias de base, clube de futebol, professores de escolinha, futebol amador e treinadores infanto-juvenis uma oportunidade de formação continuada e de reflexão sobre sua prática pedagógica, o curso teve como finalidade dar sentido prático ao conteúdo através da mescla de textos, depoimentos, vídeos, imagens e diversos recursos didáticos possibilitando a implementação das propostas levantadas.

O curso Educar por el Fútbol, objetivando ajudar a América Latina, baseia-se em uma concepção humanista do ensino do futebol, entendendo-o como fenômeno social importante na formação e desenvolvimento pessoa e social de crianças, jovens e adultos. Além de proporcionar o direito ao esporte seguro e inclusivo, usando o futebol como um meio para assegurar outros direitos reduzindo barreiras sociais, econômicas, culturais, físicas, étnico-raciais e geográficas.

Captura de Tela 2016-08-02 às 17.29.24

Destacam-se temas como: papel do futebol na nossa sociedade, ambiente de aprendizagem, papel do professor no ensino, desenvolvimento da autonomia, relação com pais e familiares, promoção do direito ao futebol seguro e inclusivo, entre outros. Educar por el Fútbol – mi equipo es nota 10! Utiliza-se dos princípios pedagógicos: Ensinar futebol a todos; Ensinar bem futebol a todos e Ensinar mais do que futebol a todos, como forma de garantir e promover o direito ao futebol, com foco nos grupos mais variáveis.

Para observar qual o impacto do curso, foi realizada uma pesquisa com os participantes para conhecimento de quantas crianças e adolescentes, os professores trabalhavam diretamente no projeto/instituição/escola que cada aluno estava inserido. Através da pesquisa, foi observado que em média cada participante do curso impactou 180 crianças e adolescentes, totalizando mais de 42 mil.

Captura de Tela 2016-08-02 às 14.21.18

Como parte da avaliação final do curso, os alunos deixaram suas opiniões sobre o Educar por el Fútbol – mi equipo es nota 10!

“Excelente, una forma mas humana de ver el fútbol, de dejar de pensar que solo es un negocio y empezar a hacer que sea la mejor herramienta de aprendizaje y formación”

Mario Castro Llanos – ESCUELA SUPERIOR DE FORMACIÓN DE MAESTROS

“Me parecio un curso muy interessante y la verdad deberia haber mas de este tipo de cursos y mas que todo gratuistos ya que muchos no poseemos las condiciones economicas de poder tomar cursos de paga y felicitar a todas las instituiciones y personas que hicieron possible este curso.”

Nelson Pareja Padilla – REAL BRIGIDA FÚTBOL CLUB

Comentários

Deixe uma resposta