O objeto de estudo da cinemática

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A cinemática é a parte da mecânica que lida com a descrição de componentes de movimento especiais e temporais. A descrição desses componentes envolve a posição, velocidade e aceleração de um corpo sem importar-se com forças que provocam o movimento.

Uma análise cinemática do movimento pode ser qualitativa ou quantitativa. É qualitativa quando descreve de forma não numérica um movimento com base na observação direta. Essa descrição pode compreender desde uma simples dicotomia do desempenho (bom ou mau) até uma identificação mais complexa das ações musculares. Esta forma de análise, que é subjetiva, é empregada primariamente por professores e treinadores, de um modo geral.

Já a análise quantitativa é aquela que desperta um interesse maior no estudo da biomecânica, pois fornece um resultado numérico. Neste tipo de análise o movimento é estudado numericamente com base em medidas de dados coletados durante o desempenho do movimento, que pode ser descrito de forma precisa.

As análises quantitativas são conduzidas por pesquisadores, mas raramente por treinadores e professores. O pesquisador usa este tipo de análise para descrever detalhadamente as técnicas de movimento para partes interessadas (Hamill e Knutzen, 1999).

Cinemática linear

A cinemática linear é uma subdivisão da cinemática particular ao movimento em linha reta. Vale destacar que translação ou movimento de transladação é considerado um movimento “em linha reta” e ocorre quando todos os pontos de um corpo ou objeto se movem pela mesma distância durante o mesmo período de tempo.

Apesar de parecer que a translação só ocorre em linha reta, na verdade há casos em que o movimento linear pode ocorrer ao longo de uma via curva, que é chamado de movimento curvilíneo.

Bibliografia

Joseph Hamill e Kathleen M. Knutzen. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. Ed. Manole, 1999

+ posts

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com