Diretrizes para o calendário do futebol brasileiro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

a) Uma temporada anual (com adequação ao calendário europeu, de início de julho de um ano ao final de junho do ano seguinte) tem 52 semanas, ou 104 datas (duas por semana).
b) Um mês (ou nove datas) é dedicado às férias. Sobram 95 datas.
c) Um mês (ou nove datas) é dedicado à pré temporada. Sobram 86 datas.
d) Oito datas durante a temporada são datas Fifa, dedicadas a jogos de seleções, e não deve haver jogos de clubes. Sobram 78 datas.
e) Dois domingos e duas quartas feiras, quatro datas, entre o final de um ano e o início de outro não deve haver jogos, devido a festas de Natal e Ano Novo. Sobram 74 datas.
f) As 74 datas devem ser desmembradas em 38 domingos e 36 quartas feiras. Há métodos racionais para proceder essa distribuição.
g) Os 38 domingos devem ser dedicados ao Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C (esta com todos os clubes que não estão nas séries maiores disputando).
h) As 36 quartas feiras devem ser dedicadas 18 delas a competições continentais e 18 delas a competições domésticas.
i) As 18 quartas feiras dedicadas às competições continentais devem ter Libertadores e Sul-Americana disputadas simultaneamente e em 16 datas e Copa Sul-Americana disputada em duas datas.
j) As 18 quartas feiras dedicadas às competições domésticas devem ter Copa do Brasil em nove datas e competições periféricas em nove datas.
k) Competições periféricas são estaduais e regionais (Copa do Nordeste, Copa Verde, Sul-Minas-Rio). No agregado, estes certames devem ocupar nove datas.
l) Pode haver a Supercopa do Brasil simultaneamente à primeira rodada da Copa do Brasil, pois os grandes clubes da Copa do Brasil só a disputam a partir da segunda rodada.
m) Nesse modelo, o clube que joga mais faz, no máximo, 74 partidas oficiais na temporada, o clube que joga menos faz, no mínimo, 37 partidas oficiais na temporada, e todas as centenas de clubes brasileiros têm atividades entre nove e dez meses por temporada anual.

+ posts

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso