Para o diretor de Futebol do Vasco, André Mazzuco, priorizar a formação de talentos é a saída financeira para os clubes brasileiros
Todos os anos clubes passam por dificuldades para segurar atletas ou para fazer novas contratações. Para o diretor de Futebol do Vasco da Gama, André Mazzuco, investir nas categorias de base garante ótimos resultados a médio e longo prazo.
“A categoria de base é a sustentação, não podemos recorrer a ela somente na crise, mas poucos clubes conseguem ter um trabalho sustentável”, diz.
Segundo Mazzuco, mais de 60% do plantel do Vasco é formado nas categorias de base. Aqui somos privilegiados porque temos um trabalho muito bem feito, contando com coordenadores metodológico e técnico e um processo de formação constante”, avalia.
Com a chegada da dificuldade financeira, a base costuma sofrer com os cortes, mas para o executivo, não faz sentido, porque é uma parte muito pequena do orçamento dos clubes. “O problema não está ali. O clube está atuando justamente onde pode estar a solução, onde você pode formar bons jogadores. Mais do que nunca, a base não pode ser a salvação. É onde nós temos que fomentar, investir e dar condições para que possamos desenvolver bons atletas”, diz.
Veja o bate-papo completo: