A campanha da seleção alemã na Copa do Mundo realizada na Rússia, em 2018, a detecção do crescente desinteresse de seus jovens pelo futebol e o aumento da busca no mercado de transferência nacional por jogadores estrangeiros, principalmente por sua qualidade técnica no 1×1, acenderam um alerta no país.
Com o intuito de dar nova vida às gerações futuras de jogadores no país e aprimorando as idéias de Horst Wein, uma das grandes mentes do futebol alemão que faleceu em 2016, o professor Matthias Lochmann da Universidade Friedrich-Alexander Erlangen (FAU), em Nürnberg, iniciou um projeto ambicioso para a implantação de uma nova metodologia de ensino do futebol. Em sua fase experimental, 56 crianças participaram das sessões, mas a ideia do professor é de implantá-lo por toda a Alemanha com a participação de mais de dois milhões de crianças em todo o país.
Entre os princípios centrais da metodologia proposta por Lochmann estão:
Jogos adaptados de acordo com as idades, Inclusive, campo, bola e baliza
Jogos com regras mais parecidas com o jogo de rua
Jogos mais objetivos e mais divertidos
Jogadores mais expostos aos confrontos individuais
Participação constante com a bola
Remoção de posições fixas
Maior frequência de interação com as balizas/maiores oportunidades de gol
Pensando na nossa realidade, esses princípios realmente nos fazem lembrar o jogo de rua, que vem diminuindo em nosso país, mas que, aparentemente, ainda não percebemos o impacto da questão na formação de grandes jogadores.
De todo modo, levanto a reflexão. Existe um plano no futebol brasileiro semelhante ao que os alemães estão desenvolvendo?
Quais nossas estratégias para esse problema, já diagnosticado, mas com ações ainda insuficientes para a sua solução?
Referências
Deutsche Welle. The future of youth football in Germany, junho de 2019.
Sobre o autor
Júlio Neres é treinador de futebol com as licenças C e B pela CBF e nível 1 pela UEFA e analista de desempenho pela CBF. Graduando em Educação Física e coordenador técnico da PSG Academy (unidade Salvador)
Acompanhe o Júlio Neres no Instagram.