A atividade física como prevenção e controle de doenças

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como fica cada vez mais comprovado, a falta de atividade física está intimamente relacionada a determinados distúrbios médicos crônicos, como a doença cardiovascular, a hipertensão, a obesidade, o diabate melito não-insulino-dependente (DMNID), alguns tipos de câncer e a osteoporose.

Entre esses casos, o exercício físico conseguiu reduzir, por exemplo, o índice da doença de artéria coronária (DAC). Pesquisas científicas provaram o efeito protetor da atividade física, o que levou os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos a classificar o sedentarismo como fator de risco modificável no desenvolvimento da doença cardíaca.

Ainda contra a cardiopatia, o exercício aeróbico constante exerce função importante ao ajudar no aumento da lipoproteína de alta densidade (HDL), outro comprovado fator de proteção.

A atividade física também atua no papel do controle, ou pelo menos no retardamento, do início do DMNID, como ficou evidente em estudo epidemiológico de pessoas com risco de desenvolver a doença.

A incidência de câncer cólon é outro problema que pode ser reduzido com o exercício físico, já que este diminui o tempo de trânsito intestinal, tornando menor o tempo de exposição do intestino aos possíveis carcinógenos.

Por fim, na questão da osteoporose, uma investigação comparou as alterações na densidade óssea de mulheres pós-menopáusicas. Nas que realizavam exercícios de sustentação do peso há um ano foi constatada considerável melhora, enquanto nas que não praticavam a perda óssea era maior.

Bibliografia

CANAVAN, Paul K. Reabilitação em Medicina Esportiva – Um guia abrangente. Editora Manole, 2001.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso