A bola e o verbo – O futebol na crônica brasileira

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com prefácio de Juca Kfouri e apresentação de Ignácio de Loyola Brandão, o livro do jornalista esportivo Rodrigo Viana mostra como a crônica de futebol se instalou na imprensa brasileira e os desdobramentos desse movimento para a nossa literatura e para o jornalismo.

Para entrar nesse universo tão simples e tão complexo ao mesmo tempo, o jornalista descreveu inicialmente o percurso histórico da crônica até ela chegar ao Brasil.

Em seguida, demonstrou em que momento sociocultural a crônica específica de futebol tomou vulto, contextualizando o surgimento e a consolidação da imprensa e do esporte futebol no país. Embasado historicamente, partiu para o olhar crítico dos textos produzidos pelos maiores cronistas literários da cena futebolística.

Na apresentação da obra, o escritor Ignácio de Loyola Brandão descreve com maestria a sutileza de uma crônica: “Quanto mais simples é a escrita, mais difícil ela é na sua feitura. A simplicidade exige disciplina, talento, aplicação. E essa simplicidade aparente está aqui para decifrar uma coisa que parece simples, no entanto é complexa, o mundo do futebol. Bem-vindo ao mundo do futebol literatura, Rodrigo Viana”.

Sobre o autor

Rodrigo Viana é jornalista e mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor de pós-graduação em Jornalismo Esportivo, repórter do SBT e colunista da revista Imprensa, além de ministrar palestras, oficinas e workshops em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Criador do FutCiência – grupo de estudos dentro da Universidade do Futebol –, também é membro do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol. Tem mais de 15 anos de carreira

Notify of

Mais conteúdo valioso