Universidade do Futebol

Colunas

26/03/2017

A confiança que impacta o desempenho

Quais elementos relacionados ao tema confiança podem ser realmente considerados e como isso pode impactar o desempenho dentro de campo?

Vimos alguns jogos onde a confiança dos atletas em si e no seu treinador, podem ter sido elemento fundamental para o elevado desempenho e dos resultados obtidos. Estou citando como exemplo, entre outros jogos, o jogo do Brasil com Uruguai realizado no último dia 23/03 e no qual o Brasil estava num contexto adverso como visitante e atrás no placar da partida.

Mas quais elementos relacionados ao tema confiança podem ser realmente considerados e como isso pode impactar o desempenho dentro de campo?

Rapidamente conceituando, a confiança é um ingrediente especial para guiar a busca pela excelência, esta cresce ou diminui dependendo da qualidade do preparo, da concentração e do quanto o atleta acredita na sua capacidade. Falando em desempenho elevado, na prática, a confiança do atleta crescerá quando seu foco estiver centrado em confiar ou acreditar:

  • Em seu próprio potencial;
  • Em sua capacidade de superar obstáculos e alcançar seus objetivos;
  • Em seu treinamento ou preparo mental;
  • Em sua concentração;
  • Em suas escolhas;
  • No significado de sua missão;
  • Naqueles com quem você trabalha.

Adicionalmente, podemos compreender que a confiança é uma relação de aceitação voluntária e antecipada de investimento pessoal de risco, no qual se espera que a outra parte não haja de forma oportunista dentro do relacionamento interpessoal, pois este comportamento geralmente causa danos aos envolvidos na relação. Ela traz naturalmente essa ideia de assumir riscos, pois confiar em alguém significa colocar-se de maneira voluntária, vulnerável e dependente do outro, seja num relacionamento profissional ou pessoal.

Assim, quando um treinador entra em cena, com todo arsenal técnico e tático junto à uma equipe de futebol, sabemos que o elemento confiança pode ser fundamental para que os atletas consigam reproduzir em campo tudo que foi treinado e pensado. Isso é tão verdadeiro, que nos jogos inicialmente citados, pudemos perceber que o elemento foi a base para que as equipes pudessem atuar em elevado nível de desempenho em campo, que acabou culminando em resultados positivos.

Acredito que a relação de confiança estabelecida pode contribuir para um ambiente de alto desempenho no grupo. E sabe na prática como um treinador pode estabelecer essa relação?

  1. Criando uma genuína e autentica relação um-para-um com os atletas;
  2. Conseguindo a empatia através de um olhar incondicional sobre a realidade do time e dos atletas.

Bom, que sejamos cada vez mais confiantes e confiáveis em nossos relacionamentos e com nossas obrigações profissionais dentro do futebol atual.

Até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta