Ceaf

06/07/2011

A didática transcende o método no futebol

(…) a forma de atuação de um jogador está fortemente ligada pelos seus modelos de explicação, ou seja, pelo modo como ele concebe e percebe o jogo”.

Garganta (1995)

Como podemos perceber na frase de Garganta, os modelos de explicação são extremamente importantes no processo da aprendizagem, seja ela em qualquer nível em que se encontre.

Lembro-me das aulas de Esportes Coletivos do Prof. Dr. Alcides Scaglia, em especial da frase que intitula o artigo “a didática transcende o método”; frase esta que está intimamente ligada ao fato de que professores, sejam eles de qualquer área de atuação, e treinadores, precisam levar consigo como fonte de ensino eficaz nesse processo.

Trazendo esta realidade para o futebol de alto rendimento, é necessário saber em que nível se encontra os atletas que se têm em mãos, ou seja, buscar informações que sejam ricas em termos de acervo das quais o grupo possui, para que assim seja mais fácil traçar um planejamento de conteúdos adequados para aquele grupo.

Sendo assim, a aprendizagem dos Jogos Coletivos deve ser progressiva, isto é, do conhecido para o desconhecido, do fácil para o difícil, do menos para o mais complexo.

“Como Ensinar Futebol”: conheça o novo curso on-line oferecido pela Universidade do Futebol

O maior objetivo de quem está à frente de uma equipe é fazer com que o interesse dos atletas seja grande e o treino seja motivante para que não caia na frivolidade. Para isso ser evitado, o treinador deve se atentar a todos os detalhes no planejamento dos jogos em que quer como objetivo, sendo eles:

1) Regra do jogo;
2) Objetivo do treino;
3) Dimensão do campo e número de jogadores;
4) Abordagem (esta no modelo de descoberta guiada) e o mais importante, didática.

Além de todos esses detalhes, é preciso avaliar o nível emocional do grupo e saber lidar com algumas situações-problema, como dificuldades de convivência no grupo; tipo de jogador, ou seja, não se pode exigir da mesma forma para com todos os atletas, pois cada um possui sua individualidade; entre outros detalhes que são determinantes para uma ótima performance no aprendizado.

Portanto, a facilitação dos conteúdos a serem aprendidos pelos atletas é uma ferramenta importantíssima nesse processo, ou seja, ao invés de “apliquem na bola um movimento que ocasione uma parábola a fim de que ela chegue à outra extremidade do campo”, seja: “Invertam a bola!”.

Espero que o artigo tenha sido bem didático!

Júlio Garganta, Doutor em Ciência do Desporto (parte I)
Júlio Garganta, Doutor em Ciência do Desporto (parte II)