A importância da Universidade do Futebol para o desenvolvimento da modalidade no país

Caros amigos da Universidade do Fubebol,

Todos sabemos que o futebol já representa um verdadeiro ramo de atividade (jogadores são empregados, clubes são empresas, torcedores são consumidores, etc.). Porém, o que gostaria de comentar nesta coluna é um outro reflexo que a evolução do futebol também trouxe: a abertura de diversas frentes acadêmicas de estudo e desenvolvimento teórico. E, nesse âmbito, a importância que uma iniciativa tão inovadora e pioneira como a Universidade do Futebol representa para o mercado futebolístico no Brasil.

Tempos atrás, se um estudante pretendesse seguir a carreira no futebol, certamente optaria pelo jornalismo. O jornalismo desportivo é uma atividade bastante consolidada pelo mundo. E no Brasil ganhou grande relevância principalmente depois que Mário Filho lançou a onda dos jornais especializados em esporte (com a criação, nos idos da década de 30, do jornal Mundo Sportivo).

Em linhas gerais, foi durante esta última década que novos cursos foram criados ao redor do mundo, e, com eles, novas cadeiras acadêmicas. Desde marketing desportivo, passando pelo direito desportivo, administração, até chegar em matérias menos óbvias, como História – temos importantes historiadores brasileiros contribuindo, com bastante felicidade, para a formação e consolidação da história do desporte.

O que vemos também é um crescente número de estudantes interessados nessas áreas, o que fez com que o número de novos cursos continuasse a crescer.

Somando tudo isso, temos uma excelente receita para um futuro promissor no futebol. Sabemos que as novas idéias, renovadoras ou até revolucionárias, vêm, via de regra, do ambiente acadêmico. Certamente teremos em um futuro próximo, uma maior pressão vinda da nova geração de profissionais para que a excelência seja alcançada (ou ao menos seriamente almejada) pelos dirigentes dos clubes, federações, ligas e outras partes ligadas ao futebol.

Nesse contexto, há de se ressaltar a iniciativa do projeto da Universidade do Futebol. Todo o brevemente exposto acima foi visualizado há tempos pelos idealizadores desse projeto. E hoje temos, todos nós, a oportunidade de poder colher os seus frutos.

Além de abraçar toda a onda acadêmica, a Universidade do Futebol aproveita-se da nova era das comunicações para desmistificar o uso da internet para fins acadêmicos. Ela mostra que, pelo contrário, se esse meio tecnológico for utilizado de forma consciente e responsável, não só pode contribuir de forma única para a formação do conhecimento, como também ligar pensamentos elaborados nos quatro cantos do mundo com velocidade imprecedente.

Termino essa coluna para apenas manifestar minha honra e gratidão de poder fazer parte desse todo, e de poder contribuir, ainda que com uma parcela tão pequena, para o sucesso da empreitada.

Desejo ainda mais sucesso à Universidade do Futebol!

Para interagir com o colunista: megale@universidadedofutebol.com.br