Qual a importância de conhecer a história?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Segundo o historiador Marc Block, história é a ciência que estuda as ações da humanidade através do tempo. Ela investiga o que as pessoas fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão da raça humana enquanto ser que constrói seu tempo.

A história ganha importância para nossas vidas a partir do momento que compreendemos que tipo de utilidade ela pode nos oferecer.

Quando nos questionamos sobre qual utilidade a história tem para nossa formação, pensamos em termos de soluções imediatas ou utilitárias. Se a história é útil para o desenvolvimento da nossa consciência, não será somente de forma utilitária, mas também de forma pragmática, ou seja, fornecerá elementos para a nossa ação na prática. 

Como assim? Hoje em dia, para trabalhar/viver do futebol como atleta, treinador(a), preparador(a) de performance atlética, dirigente e tantas outras funções, é preciso ter compreensão de sociedade e cultura, consciência critica sobre o que envolve os fenômenos esportivos e conhecimento das diferenças das pessoas e suas particularidades.

Assim, compreendemos o presente aprendendo com o passado. Ao mesmo tempo, a história nos conscientiza em relação aos fatos que transformaram o mundo no que ele é hoje.

Sobre o autor

Tiago Corradine é graduado e pós graduado em Educação Física pela Unicamp. Atua na formação de jogadores de futebol. Tem experiência em clubes do interior de São Paulo, Coréia do Sul e EUA.

Acompanhe o Tiago Corradine no Instagram ou entre em contato pelo email tiagocorradine@gmail.com

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso