09/08/2007

A marca futebol: produto e paixão

A área de marketing abrange conhecer o mercado e seus consumidores, definir os mercados-alvo, desenvolver produtos, comunicar, vender e estabelecer preços, ajustando as capacidades da organização/empresa/clube aos desejos dos consumidores/torcedores.

O futebol possui um enorme potencial que se for ser explorado com as ferramentas adequadas de marketing agregará um grande valor aos clubes. Existem diversas oportunidades, e ações de marketing integradas aos objetivos da organização são fundamentais para aumento das receitas e aproveitamento das oportunidades.

Dentre as funções da área de marketing nos clubes de futebol, destacam-se o aumento de receitas, a valorização da marca e a obtenção de um forte canal de relacionamento com os torcedores, transformando sua paixão em negócios para os clubes.

As principais receitas de um clube de futebol são: (a) formação e negociação de atletas, (b) televisão, (c) eventos (jogos, shows), (d) empresas patrocinadoras, (e) merchandising, (f) prefeituras e (g) clube social. Os clubes têm potenciais de mercado diferentes, com características sociais e culturais próprias, em regiões distintas, devendo escolher em que mercado focar suas ações e conquistar seu diferencial para atingir os objetivos da organização.

Retomando à teoria, precisam desenvolver linhas de produtos para cada mercado-alvo, comunicar (através de propaganda, promoções, relações públicas, marketing direto), desenvolver canais de distribuição, estabelecer preços e vender.

Existem inúmeras maneiras de valorizar a marca em um clube de futebol como, por exemplo, ações sociais, correta exploração da marca e uso das relações públicas. Devido a grande penetração do futebol na população, ações sociais são fáceis de se fazer e importantes para as crianças, principalmente, além de cativar o torcedor do futuro. As relações públicas também têm papel fundamental no posicionamento do produto esportivo, com grande poder de influência na imagem e credibilidade do produto. Assim sendo, as relações públicas, quando bem geridas, podem ser uma importante ferramenta, barata e eficaz.

Para aproveitar as oportunidades de negócios devido à paixão dos torcedores com um sólido canal de relacionamento, faz-se necessário um claro entendimento do consumidor/torcedor e um melhor tratamento. Pesquisas são importantes para isso, visando entregar um produto adequado aos desejos dos consumidores, prestando serviços diferenciados que resgatem e cativem os torcedores.

O produto futebol no Brasil está pobre e envelhecido, e cabem aos profissionais e gestores do esporte mudar isso. Na indústria do entretenimento, na qual o futebol está inserido, existem vários produtos substitutos como outros esportes, outros eventos, televisão, cinema, e o futebol está perdendo seu espaço. Um contra-senso, se considerado o melhor futebol do mundo e a paixão do povo brasileiro pelo futebol.