A odisséia dos jogos de futebol no Brasil

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No último domingo, estive no estádio João Havelange acompanhando o clássico Vasco e Fluminense e me deparei com a realidade descrita por muitos jornalistas e pessoas que anteriormente haviam frequentado o “novo-velho” estádio: a fantástica capacidade que temos de rasgarmos dinheiro público.

Esteticamente o espaço esportivo até tem seus predicados, não podemos negar. Mas ainda temos dificuldade em construir uma instalação que acompanhe o desenho do entorno em que está localizado, além de dar algum conforto para aqueles que o frequentam em dias de jogo.

Visitei alguns estádios na Europa, boa parte deles em Portugal – e aqui cabe um parênteses: vamos lembrar, em um primeiro momento, da fragilizada economia portuguesa, que há anos agoniza com manobras econômicas e agora deflagra uma crise que, se acompanhada por outros países como Espanha e Itália pode tomar de assalto todo o velho continente e, em um segundo aspecto, que temos uma cultura e identidade bastante estreita e parecida com a dos nossos colonizadores, motivo pelo qual qualquer comparação com as arenas construídas naquele país para a Eurocopa de 2004 não se tratará de um modelo longe da nossa realidade.

Nestes espaços que conheci, mesmo com a obsolescência de algumas obras em pequenas cidades lusitanas que foram sede de jogos na Euro 2004, todo o ambiente em volta comunicava com a praça esportiva.

O Estádio do Sporting, o Alvalade XXI (para sairmos de modelos mais famosos como o estádio da Luz, do Benfica, ou o estádio do Dragão, do Porto), é o ponto de referência para uma região que abriga uma área residencial importante e que oferece ali zonas comerciais para atender a localidade. Isso sem falar na estação de metrô e terminal urbano de ônibus anexo ao estádio, que contribui significativamente para a mobilidade urbana da região.

Na Amsterdam Arena, que é o estádio do AJAX, a praça que margeia a instalação está repleta de espaços comerciais, deixando o ambiente bastante agradável desde a chegada na estação de trens, passando pela caminhada de pouco mais de um quilômetro até as arquibancadas do estádio.

Por isso fico ainda espantado em chegar a uma arena dita moderna como o Engenhão e me deparar com vendedores ambulantes, com um prédio horrendo e que ocupa uma quadra inteira em volta do estádio (que me disseram ser tombado pelo patrimônio histórico por ter abrigado ali uma fábrica de trens anos atrás – inclusive pensei, ironicamente: “acho que nas próximas visitas ao Rio de Janeiro as pessoas devem deixar de visitar o Cristo Redentor para conhecer a tal antiga fábrica de trens.

Hão de encontrar coisas fantásticas e inesquecíveis por lá” – perde-se aí uma grande oportunidade de abrir espaço, valorizar a arquitetura do Engenhão e explorar comercialmente o local, deixando o ambiente mais agradável), estacionar o carro em um terreno baldio (por ninguém ter recomendado ir de transporte público até o local), ter péssimos serviços oferecidos dentro da arena e, para completar, com cadeiras desconfortáveis, inadequadas segundo o caderno de encargos da Fifa e discutíveis em termos segurança.

É bom dizer que os vendedores ambulantes só estão lá porque os serviços “oficialmente oferecidos” são, como citado, do mesmo nível ou pior que os clandestinos.

Vejam que nem quis entrar no mérito da segurança pública, por se tratar de um problema de Estado e não estar diretamente atrelado ao ambiente urbano-esportivo. Também preferi não fazer referências sobre a utilização da arena para outros fins que não somente o futebol, como forma de rentabilizar o espaço por meio de shows, eventos, congressos etc.

A reflexão serviu mais para ressaltar, novamente, mesmo com muita gente batendo nessa tecla (e não podemos aqui nos furtar de fazê-lo como cidadãos com algum senso crítico), como gastamos mal o dinheiro público. E de pensar que tudo o que se gastou e investiu na obra e na propaganda dele está longe de ser motivo de orgulho e satisfação para as pessoas que moram em volta, tendo uma aberração de estádio como aquele na sua porta… E de lembrar que essa discussão é velha, antiga, batida e os erros se repetem ano após ano… E de pensar que o Engenhão, com tudo que foi gasto, não estará na Copa de 2014… E de saber que será ainda reformado para as Olimpíadas 2016, com mais investimento de dinheiro público… E é melhor nem entrar no mérito da discussão para saber como atletas, imprensa e público em geral chegarão lá para as competições…

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br

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