Universidade do Futebol

Artigos

16/03/2016

A Organização do futebol feminino nos Estados Unidos

O futebol feminino (ou women’s soccer) nos EUA está em jurisdição da US Soccer Federation, também chamada de US Soccer (http://www.ussoccer.com/). Assim como no futebol masculino, a organização controla todos os níveis de prática no país, incluindo a seleção nacional, as ligas profissionais e o âmbito amador.

A liga principal a nível profissional é a National Women’s Soccer League ou NWSL (http://www.nwslsoccer.com/) e conta com 9 times. Essa organização foi estabelecida recentemente após o colapso da Women’s Professional Soccer ou WPS, que existiu de 2007 a 2012. Há planos para futuras expansões na NWSL. A competição em 2015 foi de abril a outubro com a presença de cinco brasileiras (Andressa, Bia, Camila, Rafaelle, e Rafinha). De acordo com a Federação Americana, a média de público é de 5 mil pessoas.

Não há uma liga que corresponda à segunda divisão profissional no futebol feminino dos EUA. A principal entidade que forma jogadoras para o profissional é a universitária. Entre as várias ligas universitárias, há 1.667 times de futebol feminino em atividade (http://www.scholarshipstats.com/soccer.html).

A nível de clubes que forma jogadoras para as universidades, há várias ligas nos EUA. A de maior prestígio é a Elite Clubs National League ou ECNL (http://www.eliteclubsnationalleague.com/index.html), que conta com times para garotas de 14 a 18 anos e joga basicamente no ano inteiro. De fato, meninas que entram nessas ligas não conseguem tempo para participar nas competições escolares (high school) e são muito recrutadas pelas universidades.

baner_udof_home_AF

A nível amador e até semi-profissional, há várias ligas adultas nos EUA. Uma das principais é a W-League (http://www.wleaguesoccer.com/). A entidade tem 18 times (17 americanos e um canadense) e disputa jogos nos meses de verão (maio a julho). A W-League também tem uma “categoria de base” chamada de W-20 para jogadoras até 20 anos. A outra liga é a Women’s Premier Soccer League ou WPSL (www.wpsl.info). Essa liga conta com 82 times divididos em 12 divisões e tem um formato semi-profissional. Assim como a W-League, a WPSL compete nos meses de férias universitárias (de Maio a Julho). O motivo é pelo fato de a maioria das jogadoras desses times serem de nível universitário e usam a liga para chegarem em forma em seus campeonatos universitários.

Outra liga amadora adulta é a da United States Adult Soccer League (http://www.usadultsoccer.com/), que organiza eventos para jovens e adultos (incluindo a WPSL). Tambem há a Super-Y League, responsável por competições para crianças e adultos e tem mais de 500 times.

Há também nos EUA o nível de futebol feminino profissional indoor. A principal liga é a Women’s Professional Indoor Soccer League (https://www.facebook.com/WPISL), que ainda está em formação. Com regras específicas de jogo, essa disputa campeonato nos meses de inverno nos EUA.

Por último a seleção Americana de futebol feminino ou US Women’s National Team (http://www.ussoccer.com/womens-national-team) conta com time permanente. sob jurisdição da Federação Americana, a USWNT treina o ano inteiro e faz amistosos e participa de competições oficiais a todo tempo. Recentemente a seleção conquistou a copa do mundo no Canada e retomou o ranking de número 1 do mundo de acordo com a FIFA.

Comentários

  1. Aline Pereira do Amaral disse:

    Como faço pra entrar na equipe?

  2. jullia souza santos disse:

    tambem quero saber como faz pra entrar no time

  3. Lourival Benedito Ap Galhardo disse:

    Gostaria de saber como Faso para poder treinar uma destas equipes do futebol feminino ?

  4. tenho quase 20 anos…sera que ainda consigo entrar em algum time?

  5. jo disse:

    o ruin e que eles nao tem vaga para 2003 e 2002…

  6. Larissa disse:

    Tbem que saber pfv ?

  7. Gabriela disse:

    Ola gostaria de saber como entra no time ou participar de alguma peneira ?

  8. Évelin Tatieli Kretzmann de Moraes disse:

    Quero participar do time também,será uma onra .-)

  9. janice leite disse:

    tenho interesse em jogar , como faço ?

  10. Marcio Gracia disse:

    Tenho uma garotinha com 13 anos ….que joga muito (youtube Carol Gil Cosmorama)……Gostaria que um time Americano desse oportunidade a ela……

  11. Larissa disse:

    Eu quero muito ser jogadora de futebol
    Como eu faço pra entrar ??????

  12. Francielly pardins disse:

    Como participamos de peneiras ou obtemos contato direto com a academia?

  13. Andreia disse:

    Sou caboverdiana. .. Sera que posso entrar no time… Eu amo futebol. Adoraria jugar nesse time

  14. Duda Santin disse:

    Minha filha joga na Montverde academy e está se formando no final de maio! Ela quer muito continuar jogando no exterior. Como ela pode entrar em contato com vcs? Obrigada

  15. Milene alves dos santos disse:

    Oi meu none e milene tenho 17 anos e ama jogar futebol e queria se uma das jogadoras de vcs

  16. zelma Bezerra Sousa disse:

    Ola, me chamo Zelma, amo jogar, gostaria que ajudasse a ser uma profissional jogadora. Como faço para ser uma das jogadoras de voçês?

  17. Herminio.netto disse:

    Gostaria de participar como Manemger do uma especie de olheiro. Como faço

  18. Karol disse:

    Olá me chamou Karol como que faço pra participar ? quero jogar em algumas dessas equipe , sonho em ser jogadora.

  19. Fayrusse disse:

    Boa Noite!!!

    Gostaria de receber todas as informações sobre a Universidade .

    Como poderia trabalhar na área para poder estudar

    Aguardo..

Deixe uma resposta