A relação entre preço e produto no esporte

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É muito ver consumidores, quando informados sobre o preço de um determinado produto, responderem dizendo que aquilo “não vale” esse valor. Mas o que gera a percepção de custo do público e como isso precisa ser considerado pelos clubes para definirem quanto vão custar seus produtos e jogos?

A resposta está exatamente nas características do produto em questão. Da perspectiva do consumidor, preço é a quantidade de preço que ele precisa sacrificar para obter algo que deseja.

O problema enfrentado pelo marketing esportivo é que nenhum dos produtos vendidos pelas empresas ligadas ao esporte é presença imprescindível na vida do grande público. Aliás, o que acontece normalmente é o contrário: sem dinheiro, o povo prioriza outras possibilidades de investimento e o esporte quase sempre é sobrepujado.

Portanto, determinar o preço de um produto esportivo é tarefa nada tranqüila. Afinal, o custo é um dos elementos do produto que tem mais relevância para o público e o produto precisa fazer um levantamento minucioso antes de determinar as características do produto.

Existem quatro pontos fundamentais para o sucesso (ou não) de uma campanha de marketing esportivo: produto, preço, promoção e ponto de venda. E todos eles têm relação com o quanto uma equipe cobra por um jogo.

Outro ponto importante é que o preço não pode destoar das características fundamentais de seu público. Um jogo de futebol realizado em bairro nobre não pode ter os mesmos valores – e nem o mesmo serviço – de um jogo destinado a um público de qualidade média alta ou alta.

Bibliografia

PITTS, Brenda G. e STOTLAR, David K. Fundamentos de marketing esportivo. Phorte Editora, 2002.

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