Universidade do Futebol

Artigos

08/08/2007

A saúde bucal

O homem é um organismo único formado de vários sistemas, que por sua vez são compostos de vários órgãos. Ao cirurgião dentista cabe o funcionamento e a preservação da saúde bucal.

Para os atletas do futebol, este profissional tem um papel fundamental para a saúde como um todo, principalmente através da prevenção e do tratamento de má oclusão e focos de infecção, levando a problemas de respiração e mastigação causando queda do rendimento físico.

Além disso, o maior índice de traumas com fraturas, perda total de dentes, fraturas dos maxilares, lesões de mucosa e hematomas, ocorrem nos esportes ditos de contato, como no futebol.

Quando um atleta apresenta-se para o início da temporada de jogos, seu clube deveria orientá-lo a fazer, além dos exames de rotina, um exame bucal composto por exame clínico, anamnese e exame radiográficos, a fim de detectar cárie, doença periodontal (de gengiva), comprometimento endodôntico (nos canais radiculares), ausência de elementos dentais, presença de raízes residuais, dente impactado, respiração bucal, bruxismo, ronco e apnéias noturnas.

Além disso o cirurgião dentista precisa estar apto a conhecer as substâncias que possam causar doping ao atleta, presentes em medicamentos comumente utilizados antes, durante e mesmo concluído o tratamento odontológico.

Com a inclusão do cirurgião dentista no meio esportivo, aumentou o número de indicações do uso de aparelhos ortodônticos para correção da respiração bucal nas categorias de base. O uso destes requer um aparato de proteção adequado para a prática do futebol, mais fino e transparente, para a prevenção dos traumas decorrentes da prática esportiva.

Por que a presença do cirurgião dentista é importante durante as partidas de futebol?

O pronto atendimento durante uma partida de futebol, aumenta as chances de um prognóstico favorável nas lesões traumáticas, como já acontece em outras modalidades desportivas de contato como: boxe, kickboxing, e outras artes marciais.

A moderna odontologia dispõe de unidades móveis e equipamentos portáteis, que auxiliam o dentista a atuar rapidamente durante o evento.

Neste sentido, a odontologia desportiva vem colaborar com o avanço das pesquisas e na prática do futebol, propiciando ao futebolista uma adequada saúde bucal compatível com sua condição de atleta, inclusive otimizando seu rendimento físico e tornando-os mais competitivos, para que possam enfrentar o esporte e suas batalhas com uma saúde perfeita.

Comentários

Deixe uma resposta