Universidade do Futebol

Artigos

19/08/2014

Administração esportiva: um estudo de caso sobre a gestão do Clube Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense antes e depois da construção de sua Arena

RESUMO

O presente trabalho aborda a temática da Administração Esportiva, sob a perspectiva da gestão do futebol. Nesse sentido, o estudo realiza-se a partir de um estudo de caso no clube Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, contemplando uma análise frente à construção de sua nova Arena sob uma abordagem temporal (antes e depois) e o impacto disso na gestão do clube. Sendo assim, o objetivo do trabalho consiste em caracterizar o modelo de gestão utilizado pelo Grêmio FBPA, identificando o seu planejamento antes e depois da construção da sua Arena.

Como método utilizou-se o estudo de caso, tendo como objeto de estudo o Grêmio e seu modelo de gestão, sob a perspectiva de três diferentes níveis de análise: i) Nível de Análise 1: No Estádio Olímpico; ii) Nível de Análise 2: O Projeto Arena; iii) Nível de Análise 3: Na Arena; e três unidades de análise: i) Estrutura Administrativa e Política; ii) Gestão; e iii) Financeiro.

A análise foi de natureza qualitativa e possibilitou o entendimento da relação entre os aspectos teóricos e a realidade praticada no clube. A partir da apresentação e análise dos dados do estudo de caso, foi possível concluir que o Grêmio apresenta uma situação evolutiva em sua gestão.

Sua estrutura organizacional é afetada pelo conflito histórico entre as frentes profissionais e políticas, porém a condição financeira apresentada e os novos métodos de gestão utilizados fornecem um interessante horizonte.

Principalmente ao considerar o potencial de crescimento relacionado à sua nova Arena.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

Leia mais:
Fabio Ritter, gerente comercial do Grêmio

Comentários

Deixe uma resposta