29/11/2017

Análise de Jogo – Organização Ofensiva Campeonato Brasileiro Série A – 2017

A Universidade do Futebol (UdoF) tem como proposta pedagógica a transformação pelo conhecimento. Nesta perspectiva, acredita que a investigação, a pesquisa, a reflexão e o debate sobre um determinado fenômeno, devem ser atitudes permanentes de toda a comunidade do futebol.

Assim sendo, e entendendo a importância da Série A do Campeonato Brasileiro como expressão da realidade futebolística atual em nosso país, a UdoF coordenou uma pesquisa sobre a Organização Ofensiva das 20 equipes que disputaram essa competição.

O trabalho foi realizado entre as rodadas 32 e 34, antes da definição da equipe campeã, e tem como objetivo fomentar inúmeras discussões que tem relação direta com o desenvolvimento do futebol brasileiro, por exemplo: modelo de jogo, ideias de jogo, qualidade do jogo, treinamento, tempo de trabalho, espetáculo etc.

Queremos agradecer os seguintes profissionais que colaboraram com a Universidade do Futebol na produção dessa pesquisa:

• Bruno Pasquarelli – Treinador de Futebol na Next Academy-SJC e Colunista da Universidade do Futebol
  • Eduardo Barros – Consultor Técnico da Universidade do Futebol e Assistente Técnico do treinador Fernando Diniz
  • Eduardo Zuma – Assistente Técnico da Portuguesa-SP e colaborador da Universidade do Futebol
  • Fernando Ziskind – Proprietário da DataPlayer – Análise de Mercado no Futebol
  • Jonas Dell’omo, Vinícius Nogueira e Vítor Hugo – Treinador sub-12, Treinador sub-14 e Analista de Desempenho, respectivamente, do Botafogo-RJ
  • Marcos Santos – Membro do Núcleo de Aprendizagem e Conteúdo da Universidade do Futebol e professor esportivo na prefeitura de Itapira-SP
  • Miguel Bormolini – Consultor Técnico de Futebol e Analista de Desempenho
  • Nicolau Frota – Analista de Desempenho das categorias de base do São Paulo, Certificação CBF (categorias de base e profissional) e Treinador CBF – Licença C
  • Rafael Ferreira – Treinador CBF Licença B e colaborador da Universidade do Futebol
  • Ricardo Belli – Treinador de Futebol UEFA1 e Mestre em Treino Desportivo

Para assistir aos vídeos, basta clicar no nome do clube que você será direcionado para a respectiva análise. Nelas, constam alguns padrões de jogo apresentado por cada equipe nas diferentes zonas de ataque:

• Zona de Construção

PONTE PRETA

Vitoria

VITÓRIA

Gostaríamos que você fizesse uma avaliação crítica das equipes, compartilhasse as análises de seu interesse em suas redes sociais e contribuísse com a Universidade do Futebol nas discussões desta modalidade, que é uma das principais manifestações culturais do nosso país e deve ser melhor estudada e compreendida não só pelos seus profissionais, mas por todos os seus aficionados.

Imagem2