26/11/2018

Análise dos princípios do treinamento físico de futebol na iniciação e no alto rendimento

Este esporte que vem crescendo demasiadamente em todo mundo chamado futebol, está sendo almejado por crianças, jovens e adultos devido a sua alta remuneração e sucesso profissional. Porém,para chegar ao alto rendimento os atletas precisarão passar por mudanças: psicológica, técnica, tática e física. Sendo estes apenas alguns princípios no caminho para o sucesso profissional destes indivíduos.

A teoria do treinamento, juntamente com a prática, formulou normas chamadas de “princípios do treinamento” que fornecem uma base sistemática a todas as fases e passo dos processos de adaptação até o alto rendimento. Com o avanço tecnológico avassalador nos últimos anos proporcionando aos técnicos e toda sua equipe multiprofissional uma interação real direta de dados dos atletas: característica fisiológica, médicas, psicológicas, contratuais e de rendimento.

Assim, os trabalhos puderam assumir caráter mais específicos aprimorando efeito crônico do treinamento. Sobre esses aspectos, para realização deste trabalho foi feito uma análise documental, identificando através de uma revisão bibliográfica e pesquisas experimentais, informações relevantes sobre os princípios de treinamento físico no futebol.

Conclusão: identificou-se que na periodização tática os jogadores treinam especificamente as predominâncias no futebol de forma integradora, desenvolvendo as capacidades e habilidades físicas, táticas, técnicas e psicologias em situações semelhantes as partidas de futebol, utilizando a tecnologia para diagnosticar as variáveis fisiologias dos atletas através de exames clínicos, bioquímicos e testes de campo.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

*Graduando em Educação Física
** Graduando em Educação Física