Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitos de nós ouvimos falar constantemente sobre o poder das metas, sua importância e sobre como é valioso estabelecer metas para o desenvolvimento no esporte ou em qualquer área profissional. Pois bem, existe um algo mais que muitas vezes não lembramos em relação às metas, o aprendizado que elas podem gerar nas pessoas.

Mas antes de falarmos propriamente sobre as metas e o aprendizado, cabe reforçar uma questão sobre um dos motivos pelo qual nós seres humanos temos dificuldade em atingir nossas metas e chegar a resultados diferentes.

Na verdade nós somos programados para fazer as coisas sempre da mesma maneira! E isso interfere diretamente no desempenho dos atletas quando nos referimos a buscar por atingir novos patamares de desempenho esportivo.

Fazer as mesmas coisas sempre nos condiciona que repetir essas ações pode garantir a nossa sobrevivência, inclusive foi por este motivo que chegamos até aonde chegamos, em termos de sobrevivência da espécie humana. É uma memória genética que nos condiciona desta maneira. Isso se exemplifica na metáfora dos animais, por exemplo, pois quando mamíferos descobrem uma fonte de água necessária para sua sobrevivência certamente não procurarão outra, a não ser que ela seque! Não correrão riscos desnecessários de encontrar com predadores ao procurar novas fontes de água de maneira espontânea. Todos nós, atletas ou não, somos programados para repetir comportamentos e para mudarmos precisamos empregar uma energia adicional, ou seja, necessitamos estabelecer uma meta ou um objetivo que seja valioso para cada um de nós.

Porém, para isso, simplesmente estipular uma meta não é o suficiente para nos condicionar mentalmente para atingi-la. É necessário que sejam definidos planos de ação e a elaboração destes planos faz com que nossa mente comece a ficar cada vez mais confortável em relação a mudança que está por vir. Mudança essa que necessita ser compreendida e fazer sentido para o atleta, pois exigirá um esforço pessoal adicional para que ela seja conquistada.

Então, uma vez compreendido que temos um histórico genético que influencia no processo de mudança e melhoria de desempenho, vamos agora recorrer ao Vicente Falconi, um dos grandes consultores de gestão do país, para compreender afinal de contas porque estabelecer metas podem inclusive gerar aprendizado para todos nós. Ele contribui com esta questão considerando que no momento em que se estabelece uma meta, nós estamos contribuindo para que todos os envolvidos na busca por esse resultado se desenvolvam um pouco mais a cada dia, sendo que ao nos esforçarmos para atingir a meta desejada estamos todos aprendendo coisas novas sempre.

Em resumo, todo o esforço envolvido para se atingir uma nova meta é um esforço de aprendizado para cada um.

Assim, podemos compreender melhor os motivos pelos quais as equipes de futebol que trabalham com metas claras, que fazem sentido para os envolvidos e que possuem planos de ação bem definidos e claros e com um devido ciclo de acompanhamento e gestão do avanço de suas ações, são as equipes que eventualmente mais crescem em termos de desempenho (individual e coletivo) e aprendizado continuo. Pois sempre estarão aprendendo coisas novas e necessárias relacionadas ao desempenho da sua atividade profissional.

E você, o que acha? Até a próxima. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso