Universidade do Futebol

Artigos

07/08/2015

As ligas de verão nos EUA

O futebol profissional nos EUA tem como importante fonte de revelação de jogadores a liga universitária. E ambos os níveis (profissional e universitário) se beneficiam da existência das ligas de verão.

Essas ligas acontecem durante as férias universitárias e proporcionam jogadores a ficarem em forma para retornarem aos seus times. Há também jogadores que terminaram o diploma universitário e utilizam essas ligas como vitrine para os olheiros do mundo profissional.

A liga masculina de verão mais conhecida é a PDL (Premier Development League) com o seguinte website: http://www.uslpdl.com. De novo, essa liga funciona nas férias de verão dos EUA e da oportunidade aos melhores jogadores universitarios (e as vezes mais jovens) a continuar em atividade. As férias escolares daqui vão de Maio a Agosto e durante esse período a PDL organiza seu campeonato. A liga tem 65 times divididos em quatro conferencias e cada conferencia é dividida em 2 ou 3 grupos (http://www.uslpdl.com/standings/pdl/index_E.html).

Na verdade, a liga tem como objetivo principal trabalhar com jogadores até 23 anos. No entanto, cada time pode ter até 8 jogadores acima de 23 anos (em um grupo de 26 jogadores). Outra regra interessante é que cada time pode ter até 6 jogadores estrangeiros em campo (jogadores que não sejam nascidos nos EUA, e que não tenham green card).

Durante a temporada, os jogadores da semana são reconhecidos. Ao fim do verão, os melhores são premiados e são convidados a participar de um All Star Game (jogo das estrelas). Esses jogadores tem grande chance de serem oferecidos contrato junto aos clubes profissionais (o que se chama aqui de “draft”).

Durante os meses de verão, cada time joga 16 jogos (8 em casa e 8 fora) e ao final os 4 melhores times de cada conferencia disputam os playoffs.

Outra liga masculina de verão importante é a NPSL (National Premier Soccer League) com o seguinte website: http://www.nationalpremiersoccerleague.com/. Apesar de ser semelhante a PDL, a liga se pré dispõem a jogar um calendário menos pesado no verão e assim correr menos riscos de lesões (reclamação comum dos técnicos universitários como eu). A liga tem 29 times apenas e normalmente joga um jogo por semana. A divisão dos times se dá em quatro regiões normalmente subdivididas em conferencias: http://www.nationalpremiersoccerleague.com/teams/

Durante a disputa dessas duas ligas (PDL e NPSL) há também a disputa da copa “Lamar Hunt Open Cup”. Essa copa seria mais ou menos como a copa Brasil e é aberta a todos os clubes profissionais e amadores nos EUA e Canada. Assim como a copa Brasil, há um processo de qualificação e depois de mata-mata aonde o campeão Norte-Americano é declarado. Normalmente clubes da MLS (Major League Soccer) ganham, mas futebol é jogado em campo e já houveram surpresas no passado.

O leitor interessado em abrir uma vitrine nos EUA (tanto para jogar o universitário quanto o profissional) deve considerar essas ligas. O jeito mais fácil de conseguir um convite é de se entrar em contato direto com os clubes e pedir uma chance…
 

Comentários

  1. marco aurelio disse:

    bom dia,
    como eu faço para ter acesso aos times da PDL e enviar o meu material para ser analisados por eles?

Deixe uma resposta