Universidade do Futebol

Artigos

20/10/2014

As regras do jogo

Futebol, este esporte praticado por muitos, estudados por poucos…

Agora vamos ver sobre as regras do jogo, ou seja, as regras do futebol, que deveria ser sabidas pelos jogadores, para ter proveito nas decisões táticas ou jogadas individuais. Mas o futebol é o esporte praticado por atletas que não conhece suas regras.

O futebol não se sabe certo como surgiu, mas oficialmente como é jogado hoje, foi na Inglaterra e tinha como objetivo colocar a bola dentro do gol, mas sua origem é incerta e tem algumas vertentes literárias divergentes.

Um líder rodeado com outros doze homens nos remete a uma cena bíblica de Jesus Cristo com seus apóstolos na Última Ceia, portanto foi assim que surgiram as regras do jogo, no dia 26 de outubro de 1863, que Ebenezer Cobb Morley se reuniu com representantes de 12 clubes ingleses para esboçar as primeiras regras que ditam o futebol como conhecemos, este ano foi criada a primeira associação de futebol, The Football Association (FA).

As regras determinavam apenas como o futebol deveria ser jogado, e nas partidas tinha uma comissão que interferia apenas se não houvesse consenso entre as equipes, e era comum não existir consenso.

Para evitar confusões, foi criada a figura de um jogador reclamador, que era o interlocutor entre as equipes e comissão. Este "reclamador" escolhido pela equipe usava um boné, o que deu origem ao nosso conhecido capitão do time, porque boné em inglês é "cap".

No mesmo século XIX, precisamente em 1881, acaba-se com a comissão e o jogador reclamador, e cria-se o árbitro de futebol, portanto nas regras só tratava apenas da partida que posteriormente foi adicionada nas regras os árbitros e seus assistentes. Estes não utilizavam apito, e para parar o jogo usavam um lenço ou mesmo no grito.

Em 1882, Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda fundaram a International Football Association Board (IFAB), que até hoje regula as regras do jogo no mundo inteiro, já como órgão assessor da Fifa.

Anualmente a International Board se reune em Zurique (Suiça) para mudar as regras do jogo ou apenas complementá-las, como aconteceu no 1º dia de março de 2014, onde tais mudanças foram aplicadas a partir de 1º de junho deste ano.

Atualmente o futebol tem 17 regras, todas estabelecidas pela International Board, que são:

Regra 1 – O campo de jogo
Regra 2 – A bola
Regra 3 – O número de jogadores
Regra 4 – O equipamento dos jogadores
Regra 5 – O árbitro
Regra 6 – Os árbitros assistentes
Regra 7 – A duração da partida
Regra 8 – O início e reinício do jogo
Regra 9 – A bola em jogo ou fora de jogo
Regra 10 – O gol marcado
Regra 11 – O impedimento
Regra 12 – Faltas e conduta antiesportiva
Regra 13 – Os tiros livres
Regra 14 – O tiro penal
Regra 15 – O arremesso lateral
Regra 16 – O tiro de meta
Regra 17 – O tiro de canto

Estas apenas 17 regras geram muitas emoções, e a formação do árbitro de futebol começa pelo estudo aprofundado de tais regras, que nestes artigos sobre o árbitro de futebol e a arbitragem, não vamos detalhar as regras e sim o contexto da formação do árbitro.

Leia mais:
O árbitro de futebol e a arbitragem

 

Comentários

  1. Vitória disse:

    olá!!!!

Deixe uma resposta