As versões e as finalizações da Holanda na Copa do Mundo Fifa 2014

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Holanda lidera o Grupo B na Copa do Mundo Fifa 2014 com 6 pontos em 2 jogos. Se no primeiro jogo, contra a então temida seleção espanhola, o 1-5-2-1-2 foi o esquema utilizado por Louis Van Gaal, contra a Austrália a superioridade obtida surgiu no segundo tempo, com Memphis Depay no lugar de Martins (substituído após choque com Cahill) num 1-4-2-3-1.

Porém, seja com um ou outro esquema o que merece destaque neste início de competição é a eficácia ofensiva da seleção holandesa. Com aproveitamento impressionante nas finalizações, tem apresentado números que demonstram o controle dos jogos que disputou.

Veja, abaixo, o desempenho da equipe holandesa neste fundamento do jogo tanto na goleada contra a Espanha por 5 a 1 como na vitória, de virada, contra a Austrália por 3 a 2:

Como pode ser visto, até o momento foram 23 finalizações da seleção holandesa na competição, destas:

•8 Finalizações (34,7%) em jogadas de Posse de Bola
•10 Finalizações (43,4%) em jogadas de Contra Ataque
•1 Finalização (4,3%) em jogada de Escanteio
•1 Finalização (4,3%) em Falta Frontal
•2 Finalizações (8,6%) em jogadas de Falta Lateral
•1 Finalização (4,3%) em Jogada Individual

Do total de finalizações realizadas, impressionantes 95,6% (ou 22 finalizações) tiveram como destino a meta adversária e os 8 gols feitos resultaram num aproveitamento de finalizações de 34,7%.
As características das jogadas que resultaram em gols são as seguintes:

•2 Gols (25%) em jogadas de Posse de Bola
•4 Gols (50%) em jogadas de Contra-Ataque
•1 Gol (12,5%) em jogada de Falta Lateral
•1 Gol (12,5%) em Jogada Individual

Para concluir, abaixo um quadro comparativo do aproveitamento de finalizações (certas e gols) de outras duas seleções candidatas ao título, Brasil e Alemanha, nas duas primeiras rodadas da competição:

Note que as melhores marcas destas seleções (destacadas em vermelho) estão distantes dos percentuais obtidos pelos holandeses.

Em seu próximo confronto, a Holanda disputará a liderança do grupo contra o Chile, comandado pelo argentino Jorge Sampaoli e que, bem como os holandeses, também tem utilizado a linha de 5.

Podemos ter dúvida de qual esquema predominante Louis Van Gaal vai utilizar contra os chilenos. Já se o esquema será perigoso…

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso