Atenção aos “detalhes” no futebol. Eles fazem a diferença

Em função da recente transformação metodológica e conceitual que o treino de futebol vem passando (saindo da fragmentação e tentando atender à uma lógica complexa), estranha e erroneamente, a atenção e o treinamento dos aspectos mais individuais do jogador, tem sido esquecida ou, até mesmo, negligenciada.
Na coluna de hoje, dentre estes aspectos micro, ao nível do “detalhe”, destacamos a capacidade de jogar com a cabeça erguida, com e sem a bola, olhando ao redor sempre que possível, de maneira a tirar vantagem de cada situação.
Algumas destas vantagens que o jogador pode tirar, quando está permanentemente olhando (de preferência antes de receber a bola ou participar diretamente da jogada) são:
– Aumento da percepção do que está ocorrendo ao seu redor – captação de informações;
– Controle do adversário direto e/ou do espaço;
– Antecipar o que poderá acontecer no lance e nos próximos lances;
– Melhoria do seu perfilamento e ajuste corporal;
– Facilitar a escolha do gesto técnico (ofensivo e defensivo) que deve ser utilizado;
– Facilitar a escolha do espaço que deve ser ocupado;
– Levar vantagem na ação subsequente;
– Potencializar acertos e, consequentemente, evitar erros;
Vejamos isso de maneira prática, no vídeo abaixo:

(O vídeo acima contém imagens da FIFA, UEFA, Premier League, La Liga e @allasfcb)

Como vimos, estar com o radar[1] ligado favorece o desempenho do jogador e, consequentemente, da equipe. Sem dúvida, um pormenor, que na realidade, quando pensamos no alto nível, trata-se de um pormaior.
Assim, em nosso processo de treino, devemos criar exercícios que propiciem que esse tipo de situação aconteça muitas vezes.
Já dizia o ditado: “detalhes fazem a perfeição, e a perfeição não é um detalhe”.

[1]Radar: dispositivo que permite detectar objetos no espaço.