Universidade do Futebol

Gustavo D’Avila

26/06/2014

Atenção! Concentrem-se

Para as equipes que avançam para as oitavas de final do Mundial do Brasil, o momento passa a exigir muita concentração daqui em diante pois como sabemos a partir de agora os confrontos são eliminatórios e quem vacilar fica pelo caminho, certo?

Sendo assim, vou compartilhar com vocês novamente uma reflexão sobre a concentração. Anteriormente, comentei sobre a necessidade de todo atleta como qualquer outro ser humano, em buscar sua melhor performance profissional e pessoal desenvolvendo-se em busca da sua excelência. Inclusive aprofundei um pouco sobre o conceito da concentração, que é o primeiro e o mais importante elemento da excelência.

Porém neste momento, o mais importante para as seleções que permanecem na disputa é estarem atentas na questão da concentração no desempenho dentro da competição, passando a terem como meta nas atuações manterem-se totalmente concentradas, positivas e conectadas com as coisas certas, bem como agirem conforme toda sua capacidade, evitando assim desperdiçar as oportunidades que se apresentem durante os jogos que estão por vir.

Os atletas podem e precisam comprometerem-se a respeitar a concentração e concentrarem-se totalmente em fazer com que as situações de alto desempenho aconteçam.

Mas para isso alguns fatos que irão promover o melhor desempenho em cada atuação podem ser determinantes.

• Um desempenho de qualidade, nas situações reais de jogos, começa com a decisão de cada atleta sobre o que ele deseja fazer na sua atuação em campo e com a decisão da concentração que ele vai adotar nesta situação;

• A concentração de qualidade requer que o atleta respeite a sua melhor concentração e que ele esteja conectado completamente nas ações do jogo e que contribua para que ele siga o plano de jogo estabelecido;

• Esta concentração requer ainda que o atleta se comprometa verdadeiramente em manter seu melhor nível de concentração diante das distrações que possam acontecer, mantendo elevada capacidade de recuperação desta concentração de maneira muito rápida.

De maneira geral é MUITO IMPORTANTE, para as seleções que continuarão na disputa, reconhecerem que nas situações críticas e nos momentos decisivos de uma grande competição o desempenho de suas equipes é PREDOMINANTEMENTE MENTAL!

Se os atletas perderem a concentração – caso se desconcentrem, percam a conexão com o jogo ou abandonem a esperança pela vitória – a equipe desaba emocionalmente e sua performance cai drasticamente, ocasionando na maioria dos casos a sua eliminação da competição.

Vamos as oitavas de final e que o Brasil continue firme na disputa pelo HEXA!

Até a próxima!  

Comentários

Deixe uma resposta